Agricultura familiar brasileira ganhará destaque na conferência da FAO


O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu na manhã desta terça feira (23), o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic. Na ocasião, o ministro foi convidado a participar da 34ª Conferência Regional para América Latina e o Caribe da FAO, que será realizada no México, de 1º a 3 de março.

Na avaliação do ministro, que confirmou sua participação, o evento, que ocorre a cada dois anos, vai promover o debate de pontos fundamentais. “É uma conferência muito importante, onde poderemos mostrar para outros países o que temos realizado na agricultura familiar e na reforma agrária do Brasil”, ressaltou.

Alan Bojanic considera o evento que, segundo ele, é o maior da FAO, oportuno para discutir temas da atualidade. “Teremos vários países reunidos para tratar de assuntos primordiais, como o desenvolvimento territorial, as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável”, elencou.

34ª Conferencia Regional para América Latina e o Caribe da FAO

A Conferência Regional é parte central da governança da FAO. A fim de promover um compreensivo debate em itens da pauta, governos são encorajados a incluir em suas delegações, representantes do setor agrícola, extrativista, da pesca, do meio ambiente e de recursos naturais, além de representantes da sociedade civil e do setor privado.

Na conferência, serão realizadas a reunião dos oficiais superiores das delegações e a Reunião Ministerial. Para a Ministerial, estão previstos quatro Painéis de debate, com destaque para: ‘Desafios e Perspectivas para a Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe: dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’ e ‘Desafios para o Setor Rural na América Latina e Caribe: Desenvolvimento Territorial Rural, Agricultura Familiar, Inclusão Social e Econômica e Inovação’, do qual o ministro Patrus participará.

Na oportunidade, também será lançado o livro ‘Superação da Fome e da Pobreza: Experiências Brasileiras’.

Fonte: MDA


Nenhum comentário: