terça-feira, 3 de novembro de 2015

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL REÚNE CERCA DE 50 REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS



Começa hoje (3) e vai até sexta-feira a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro será realizado em Brasília e deve reunir cerca de dois mil representantes de todos os Estados e do Distrito Federal. De Minas, participam cerca de 50 pessoas entre delegados governamentais, da sociedade civil e convidados.

O tema deste ano é “comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. E o objetivo é discutir avanços e obstáculos para uma alimentação adequada e saudável.  O encontro também vai debater políticas públicas para a garantia do direito à alimentação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Hoje a abertura contará com a presença da ativista indiana Vandana Shiva. A marca do ativismo da indiana Vandana Shiva é a luta pela preservação da biodiversidade e pela defesa da soberania sobre as sementes e os alimentos. Ela é formada em Física e doutora em Teoria Quântica e realizou pesquisas em ciência, tecnologia e política ambiental, no Instituto Indiano de Ciência e no Instituto Indiano de Administração, em Bangalore, na Índia.
Vandana ajudou movimentos na África, Ásia, América Latina, Irlanda, Suíça e Áustria com suas campanhas contra a engenharia genética. 

Em 2003, quando os Estados Unidos iniciaram uma disputa contra a União Europeia para retirar as proibições e moratórias sobre culturas e alimentos geneticamente modificados, Vandana Shiva lançou uma campanha global sobre os transgênicos na Organização Mundial do Comércio (OMC).


Nenhum comentário: