terça-feira, 3 de novembro de 2015

Oficina de Sementes Crioulas: Uma experiência de Entre Rios de Minas



O conselheiro do CONSEA-MG, Antônio Vicente, mais conhecido como o “Guardião de Sementes Crioulas”, fará uma oficina durante a 5ª Conferência de SANS, que começou hoje em Brasília. Na oficina, que acontece amanhã ( 4), Vicente vai relatar o trabalho de resgate de sementes ele realiza há anos no município de Entre Rios de Minas.

Antônio conta que sua inspiração para trabalhar com as sementes se deu por meio de uma resolução da conferência estadual de SANS que previa o resgate de sementes crioulas como forma de fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar da população. Começou seu trabalho  há cerca de quatro anos e coleciona uma grande variedade de sementes resgatadas, em sua maioria,  nos quintais e em pequenas roças do município. Ele fala com orgulho que esse trabalho desenvolvido de forma voluntária, já o levou a palestrar em várias universidades e escolas em diversas regiões de Minas Gerais.


A paixão com que desenvolve seu trabalho , chamou a atenção dos moradores que o elegeram o guardião das sementes que muitos guardavam por tantos anos. “Em alguns casos, essas sementes estavam sendo guardadas dentro de uma pequena caixa de madeira, envolta em areia seca há mais de 40 anos", contou. A oficina será realizada amanhã, às 18h30, com local ainda a definir.  Amostras dessas sementes serão distribuídas durante a oficina.


Nenhum comentário: