Falas do Brasil abre Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Sociedade civil organizada participa de atividades integradoras que refletem sobre o tema do evento, Comida de verdade no campo e na cidade. Evento em Brasília reúne 2 mil pessoas





Brasília – A participação da sociedade civil abriu a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nesta terça-feira (3), em Brasília. O “Falas do Brasil” contou com apresentação de documentário, filme longa-metragem, filmes curta-metragem, contação de histórias, literatura, música, canto, cordel, troca de sementes e de receitas.
O documentário Betinho: A esperança equilibrista retrata a história daquele que foi amante da igualdade e da democracia e que lutou contra a miséria e a fome. Herbert de Souza, o Betinho, completaria 80 anos de vida hoje, dia 3 de novembro. Para marcar essa data, o filme mostra sua vida desde novo até o falecimento. Apresenta todas as lutas e os momentos históricos do país.
Seu filho, Daniel Carvalho de Souza, diz que o filme é fundamental para os jovens que não o conheceram. “Ele era uma pessoa que mobilizou o Brasil chamando muitas vezes os opostos para trabalharem juntos contra a fome e contra a Aids”, conta. Essa luta continua com a Ação da Cidadania, uma Organização Não Governamental que nasceu quando 32 milhões de pessoas se encontravam abaixo da linha da pobreza.
Para Souza, as conquistas sobre o tema são muitas. “A maior luta e vontade dele era que a gente pudesse ter uma arma estrutural para combater a fome e hoje existe uma revolução social nesse sentido. A partir do momento que se tem uma política pública, a gente consegue fazer essa mudança”. O documentário está em cartaz no circuito comercial em Brasília, no Rio de Janeiro, São Paulo, e Belo Horizonte.
Os participantes também assistiram o documentário Muito além do peso, que retratou a obesidade como a maior epidemia infantil da história. Lançado em 2012, o filme longa-metragem debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas do consumismo na infância.
Outro filme apresentado foi o longametragem O veneno está na mesa – II. O filme aborda o domínio da agricultura mundial pelos alimentos transgênicos. A produção apontou efeitos da alimentação de animais de abate com transgênicos para trazer à tona a discussão sobre o crescimento desta prática e suas consequências.
A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada até sexta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ao todo, 2 mil pessoas participam do evento, entre delegados, convidados, representantes da sociedade civil e observadores internacionais.

Nenhum comentário: