
As prioridades do grupo foram definidas durante reunião preparatória realizada no último final de semana na capital baiana. O Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional, do qual o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) faz parte, apoiou a organização técnica da preparatória e facilitou a participação dos delegados indígenas.
A ideia é fortalecer a segurança alimentar e nutricional e garantia de direitos dos povos indígenas. O Programa Conjunto da ONU reconhece a importância da IV Conferência Nacional, que adotou como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. “Reconhecemos a importância da realização de uma atividade desta natureza, inclusive para a sustentabilidade das ações do Programa Conjunto”, diz o Gerente de Saúde Familiar e Ciclo de Vida da OPAS/OMS no Brasil, Luis Codina.
Na Conferência, serão pactuadas propostas para a implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é, portanto, a oportunidade para o Brasil atualizar e fortalecer diretrizes nacionais que contemplem todas e todos os brasileiros.
Mais de duas mil pessoas participaram da cerimônia de abertura da Conferência na última segunda-feira (07/11). Dois terços da delegação são formados por integrantes da sociedade civil, entre representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais. Também deverão participar a Presidenta da República, Dilma Rousseff, ministros, governadores, parlamentares e observadores.
Fonte: site da ONU
Comentários