Pular para o conteúdo principal

Memória de Josué de Castro está presente na 4ª Conferência Nacional de SAN

Tenda dedicada a Josué de Castro na Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional



Grupo EmTenda, de Santa Catarina, resgata a história do médico, cientista político e professor que dizia que a fome não era problema natural, mas fruto de ações dos homens. Com a conferência de Salvador, agora são quatro os eventos nacionais onde o grupo tem levado a história de Josué de Castro para municiar debates de políticas de enfrentamento à insegurança nutricional
Com o objetivo de aproximar a história de Josué de Castro, médico brasileiro que dedicou seu tempo e talento para chamar a atenção para o problema da fome e da miséria, o Grupo EmTenda, formado por nutricionistas de Santa Catarina, montou a Tenda Josué de Castro. “Não se faz nada sem história”, afiança Neila Maria Viçosa Machado, membro do grupo e professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Tudo começou quando Neila constatou que estudantes de uma escola chamada Josué de Castro desconheciam o cientista. Resolveu, então, trazer a história dele para os debates. Na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai até dia 10 em Salvador, a tenda está em sua quarta versão.

“Queremos trazer Josué para os encontros científicos, aproximar a discussão dos saberes populares com o científico”, explicou Neila. A primeira participação foi durante o Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição no município catarinense de Joinville; depois, durante a Semana Mundial da Alimentação, em Florianópolis, e por fim na Conferência Estadual de Santa Catarina. “Alguns grupos já se aproximaram, agora a tenda é nacional”, alegra-se a nutricionista. Anna Maria de Castro, filha de Josué, é uma delas. “Ela nos encaminha textos e já esteve em um dos eventos.”

Novidades – A cada versão, a tenda ganha uma novidade. Além de retratar a linha do tempo sobre a fome e Josué de Castro, possui dois painéis: um com denúncias de violação de segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada e saudável; e outro sobre promoção do tema. Todos os estados brasileiros estão representados e a novidade são as bandeirinhas, cada uma com um chamamento: garantia do direito, desperdício de alimentos, alimentação escolar, Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar (PAA), educação alimentar e nutricional, entre outras.

A proposta, além de resgatar a cultura, a tradição e a luta de Josué de Castro, é ser um espaço de manifestação. “A tenda não deve estar apenas em eventos de nutrição, mas circular em diferentes discussões”, propõe Neila. Já há programação para dois eventos em 2012: o World Nutrition, no Rio de Janeiro, e o Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição, em Recife.

Josué de Castro – Nascido no Recife e graduado em 1929 em Medicina pela Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro), nos primeiros anos de formado entendeu que a fome estava presente na vida de grande parte da população brasileira. Exerceu profunda influência na vida nacional e grande projeção internacional entre 1930 e 1973.

Crítico das especializações, seu trabalho científico foi marcado pela multidisciplinaridade. Ao escrever, em 1946, o festejado livro “Geografia da Fome”, afirmava que a fome não era problema natural, isto é, não dependia nem resultava dos fatos da natureza – ao contrário, era fruto de ações dos homens, de suas opções, da condução econômica que davam a seus países.

Recebeu o Prêmio Internacional da Paz e indicações para o Nobel da Paz. Teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar de 1964. Exilou-se na França, onde passou a lecionar na Sorbonne. Morreu em Paris em 1973, sem ter voltado vivo ao Brasil.


Fonte: Site MDS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª