Pular para o conteúdo principal

Inscrições para Feira da Agricultura Indígena encerram dia 26


Os agricultores familiares indígenas interessados em participar da 2ª Feira Nacional de Agricultura Tradicional Indígena têm até o dia 26 de junho para se inscrever no evento. A participação pode ser individual, por associação ou cooperativa. Serão escolhidos 15 empreendimentos onde são produzidos alimentos e bebidas originários do cultivo indígena como mel, castanhas, guaraná, farinha, óleos vegetais, entre outros.
A feira ocorrerá durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que serão realizados em outubro, em Palmas, capital do Tocantins.  O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, confirmou participação no lançamento dos jogos, em cerimônia que ocorrerá no dia 23 de junho, em Brasília.

Seleção

Serão selecionados até 15 empreendimentos familiares indígenas individuais ou coletivos das cinco regiões brasileiras. Os interessados devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e fazer a inscrição até o dia 26 de junho. A feira é promovida em parceria entre MDA, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Os empreendimentos interessados deverão verificar os requisitos na Carta de Solicitação de Manifestação, preencher o formulário e enviá-lo para: cgpct@mda.gov.br.
A II Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena irá promover e estimular a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas - conceito também chamado de etnodesenvolvimento, o consumo de produtos saudáveis e sustentáveis, ao mesmo tempo em que valoriza o conhecimento tradicional e agrega valor à diversidade da produção indígena brasileira. Os produtos selecionados serão apresentados num espaço de 800m².
A feira integra a programação da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que será realizado pelo Comitê Intertribal Memória Ciência Indígena (ITC) com apoio do Ministério dos Esportes, entre os dias 20 de outubro e 1º de novembro deste ano, na capital tocantinense.

Fonte: MDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2025-2026 CONSEA-MG

  A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2024, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2025-2026.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2025-2026, sendo:  - 17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência r...

VEM AÍ: PLENÁRIAS ELETIVAS DAS CRSANS

Ocorrerão entre os dias 17 de janeiro e 06 de fevereiro de 2025 nos 17 territórios do estado de Minas Gerais as plenárias eletivas das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). A participação dos atores e atoras envolvidas em ações de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios é fundamental para a capilaridade das ações do CONSEA-MG em todo o estado de Minas Gerais, colaborando para a efetividade das politicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Abaixo segue a relação das plenárias eletivas de cada território, bem como o link para inscrição dos interessados em participar. 17/01/2025 - 16h30 - VERTENTES - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 09h00 - BAIXO E MÉDIO JEQUITINHONHA - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 14h00 - TRIÂNGULO NORTE - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 15h00 - TRIÂNGULO SUL - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 19h00 - MATA - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 14h00 - CENTRAL - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 18h30 - OESTE - INSCREVA-SE 27/01/2025 - 18h00 - METROPOLITANA - INSCRE...

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç...