sexta-feira, 28 de março de 2014

MOÇÃO DE APOIO AO ACAMPAMENTO DOM LUCIANO MENDES - SALTO DA DIVISA-MG


MOÇÃO DE APOIO AO ACAMPAMENTO DOM LUCIANO MENDES

SALTO DA DIVISA-MG

 

 Os conselheiros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), reunidos em plenário nos dias 24 e 25 de março do corrente ano, na Casa de Retiros São José, Av. Itaú, 475 - Bairro Dom Bosco, Belo Horizonte-MG, aprovaram a moção de apoio ao Acampamento Dom Luciano Mendes, localizado no município de Salto da Divisa-MG.

 

No Brasil, historicamente, a terra é considerada como mercadoria e que sempre esteve concentrada nas mãos de minoria privilegiada, trazendo, consequentemente, a marginalização, exclusão social no campo e violações ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Para garantir o acesso à terra, o governo brasileiro precisa priorizar sua efetivação e acesso aos demais direitos de cidadania.

 

Nessa conjuntura se encontram aproximadamente 100 famílias do referido acampamento, que aguardam pela regularização fundiária, há sete anos vivendo debaixo de lona preta. 

 

Diante disso, faz-se necessário o imediato lançamento do Título da Dívida Agrária (TDA), referente à Fazenda Monte Cristo, como medida fundamental para reversão do quadro de desigualdade social e regularização da área.

 

Belo Horizonte, 25 de março de 2014.

 

 

 

Dom Mauro Morelli

CONSEA-MG - Presidente

Nenhum comentário: