Pular para o conteúdo principal

Governo de Minas intensifica ações de apoio aos municípios atingidos pela seca





Antecipando-se à chegada do período crítico de seca que atinge diversas regiões do Estado, o Governo de Minas intensificou as ações de apoio aos municípios afetados. As estratégias incluem as entregas de três caminhões-pipa com capacidade para transportar 10 mil litros de água e a instalação de 150 cisternas com capacidade para oito mil litros, além de três caixas d’água de 15 mil litros para municípios das regiões Norte de Minas.
Estas entregas e novas obras fazem parte da segunda fase de uma parceria inovadora, firmada entre o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), e a Coca-Cola Femsa. A primeira etapa desta parceria assegurou a implantação de estações de tratamento para água potável, as chamadas potabilizadoras, em três cidades localizadas em áreas estratégicas da região Norte e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – que são preponderantemente afetadas pelos efeitos climáticos da seca. Os municípios escolhidos foram Varzelândia, Pedra Maria da Cruz e Virgem da Lapa.

Para a escolha das regiões beneficiadas com a instalação dos equipamentos potabilizadores, a Cedec-MG levou em consideração, além de fatores climáticos, o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), popularmente chamado de IDH mineiro. Estes critérios abrangem a população local, o Produto Interno Bruto (PIB) destes municípios e os índices de internações causadas por doenças relacionadas ao tratamento da água.

A potabilizadora tem a capacidade de transformar água insalubre em potável, podendo captar água de córregos, rios, poços artesianos e outras fontes de água imprópria para o consumo humano. Cada máquina potabilizadora é capaz de tratar água para cinco mil pessoas por dia. O sistema já foi testado e implantado. A água tratada possui rigoroso controle de qualidade, em conformidade com padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Condições mais dignas

Na próxima terça-feira (18/03), o coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel PM Luis Carlos dias Martins, e o presidente da Fundação Coca-Cola Femsa, Vidal Garza, visitam a planta potabilizadora localizada na comunidade Vila Canabrava, em Pedra de Maria de Cruz. Este projeto, realizado também com apoio da prefeitura local, tem o objetivo de atender as comunidades que não possuem oferta adequada de água potável.

A partir destas ações realizadas pelo Governo de Minas, as populações dos municípios afetados pela seca terão condições mais dignas de enfrentamentos às adversidades climáticas. Estas medidas visam garantir, ainda, mais qualidade de vida e melhores condições de saúde aos mineiros.

Fonte:  Agência Minas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e