Pular para o conteúdo principal

Sedese fortalece diálogo com municípios do Norte de Minas

Projeto “Sedese perto de você” chegou ao Norte de Minas com objetivo de estreitar as relações com as unidades regionais da Secretaria


Divulgação/Sedese
"Sedese perto de você" no Norte de Minas
"Sedese perto de você" no Norte de Minas
O projeto “Sedese perto de você” da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social(Sedese), chegou ao Norte de Minas. O objetivo é estreitar as relações com as unidades regionais da Secretaria. Nesta terça-feira (19/5), prefeitos, secretários municipais, gestores e trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (Suas), de mais de 70 municípios estiveram reunidos com o secretário da Sedese, André Quintão, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros.
As ações de fortalecimento das regionais e a qualificação dos trabalhadores do Suas foram os principais pontos discutidos na reunião. “É responsabilidade do Estado o assessoramento técnico e a valorização das 20 regionais da secretaria, para que os municípios tenham acompanhamento técnico de qualidade”, ressaltou Quintão, que reforçou as principais diretrizes do Governo de Minas Gerais de descentralizar as ações e priorizar a participação popular no estado.
Fortalecimento Regional
No Norte de Minas, a Sedese já desenvolve um projeto de qualificação e valorização da comunidade quilombola de Brejo dos Crioulos, localizada na divisa dos municípios de São João da Ponte, Verdelândia e Varzelândia. A equipe de Trabalho e Renda da secretaria enviou técnicos para ouvirem as demandas dessas comunidades, que escolheram os cursos de qualificação profissional que deverão começar no segundo semestre.
Em maio, a secretaria fortaleceu o projeto Reciclando Oportunidades: gerando trabalho e renda, através da entrega de kits para oito associações de catadores de materiais recicláveis em oito cidades do Norte de Minas. Cada kit é composto por prensa elétrica, balança, triturador de papel, empilhadeira e carrinho para transporte de fardos e tem custo de R$ 54 mil .
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) serão ampliados e  reordenados, aumentando a cobertura de proteção para famílias e indivíduos vítimas de violência e violação de direitos em Minas Gerais.
O secretário também destacou o fortalecimento das diretorias regionais da Sedese, através da nomeação dos aprovados no último concurso público, que devem ser chamados ainda neste mês e reforçarão as equipes de assistentes sociais e psicólogos em todas as regiões do interior do estado.
André Quintão informou também que está sendo criada uma força-tarefa para assessoramento técnico na utilização de recursos, que funcionará como um programa de indução orientada de gastos. A ideia é auxiliar os gestores na utilização dos recursos de assistência social nos municípios. 
Piso Mineiro
No início do mês, os municípios que compõem a macrorregião Norte receberam mais de  R$ 1,7 milhão de pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social, referentes aos meses de janeiro a março de 2015.  O repasse do benefício será, a partir de agora, automático e sem interrupções.
O secretário reforçou ainda que o “Sedese perto de você” aproxima o governo  do cidadão “É sempre muito interessante ouvir as pessoas das regionais. Com isso, temos uma visão mais pessoal e verdadeira da atual situação dos nossos desafios e podemos agir de maneira mais efetiva”.

Fonte: Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª