quinta-feira, 7 de maio de 2015

CONSEA-MG REALIZA SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO PARA CONFERÊNCIA DE SANS








No próximo dia 14, será realizado na Cidade Administrativa, o 1º Seminário de Capacitação Técnica para Assessoria das conferências regionais e da 6ª Conferência Estadual do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG). O evento vai reunir conselheiros do CONSEA-MG, técnicos das secretarias executivas do CONSEA-MG e do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), das secretarias de estado, Emater, além de representantes da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (6ªCESANS).

A Conferência tem como objetivo geral ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantido o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial  no sistema, na política e no Plano Estadual de Segurança Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.   

A comissão é composta pela diretoria do Conselho (presidente, secretário geral e secretário executivo),  os conselheiros Ricardo Rodrigues de Oliveira (CRSANS Baixo Jequitinhonha), Marisa da Silva Ferreira (CRSANS Triângulo II), Marcelo José de Almeida (CRSANS Triângulo I) e ainda, um representante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar, um representante do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Estado de Minas Gerais (FONSANPOTMA e dois representantes da Plataforma Unificada dos Movimentos Sociais.     

Durante o encontro será realizada exposição sobre o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”, da 6ª CESANS e a composição  das subcomissões (Infraestrutura e logística, Conteúdo e Metodologia, Comunicação e Relatoria) de acordo com o Regulamento da Conferência. 
Plenária Ordinária

A Comissão Organizadora da 6ª CESANS foi constituída durante a 1ª Plenária Ordinária de 2015, realizada nos dias 4 e 5 de maio, após a apresentação e aprovação do Regulamento. O encontro aconteceu na Casa de Retiro São José. Participaram cerca de 30 pessoas, entre representantes das Comissões Regionais, governamentais e de entidades da sociedade civil.
Convênio com MDS

PLENÁRIA

Na tarde da segunda-feira (4/5), a Secretária Executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), Jacqueline Junqueira, apresentou o convênio firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome com o intuito de definir os critérios de seleção dos municípios que serão beneficiados.

Após a apresentação, os conselheiros do Consea aprovaram a criação de uma comissão, constituída por quatro conselheiros da sociedade civil: Maria Valdete Leite da Cruz, Geraldo Simonides de Oliveira e Silva, Rogério Leonor Neves e Marcelo José de Almeida) e duas conselheiras governamentais (Darklane Rodrigues Dias e Valéria Monteiro de Jesus) para construir uma metodologia de execução do convênio. A comissão também vai estabelecer critérios de seleção de municípios a serem atendidos.

No valor de quase R$ 400 mil, o convênio tem dois anos para ser executado e o objetivo de fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da capacitação de gestores municipais, para execução da política e apoio aos municípios para criação de leis e dos conselhos locais. A comissão tem 60 dias para apresentar as propostas, o que acontecerá na próxima plenária do Consea.





Seminário de Capacitação Técnica

Data:   14 de maio de 2015
Local:  Cidade Administrativa (sala a confirmar)


09 horas         Abertura
Dom Mauro Morelli
Bispo Emérito e Presidente do CONSEA-MG

Deputado Estadual André Quintão
                        Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social

Representante CONSEA Nacional (a confirmar)

10 horas         Apresentação do tema central da 6ª Conferência Estadual de SANS: “Comida
 de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania Alimentar”

10h30min       Intervalo

10h45min       Apresentação dos eixos da 6ª Conferência Estadual de SANS

11h30min       Debate

12h30min       Almoço

14 horas         Apresentação do Regulamento da 6ª Conferência Estadual de SANS

15 às 16 horas Grupos de Trabalho

16 às 17 horas           Encaminhamentos e encerramento






Nenhum comentário: