Pular para o conteúdo principal

CONSEA-MG REALIZA SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO PARA CONFERÊNCIA DE SANS








No próximo dia 14, será realizado na Cidade Administrativa, o 1º Seminário de Capacitação Técnica para Assessoria das conferências regionais e da 6ª Conferência Estadual do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG). O evento vai reunir conselheiros do CONSEA-MG, técnicos das secretarias executivas do CONSEA-MG e do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), das secretarias de estado, Emater, além de representantes da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (6ªCESANS).

A Conferência tem como objetivo geral ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantido o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial  no sistema, na política e no Plano Estadual de Segurança Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.   

A comissão é composta pela diretoria do Conselho (presidente, secretário geral e secretário executivo),  os conselheiros Ricardo Rodrigues de Oliveira (CRSANS Baixo Jequitinhonha), Marisa da Silva Ferreira (CRSANS Triângulo II), Marcelo José de Almeida (CRSANS Triângulo I) e ainda, um representante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar, um representante do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Estado de Minas Gerais (FONSANPOTMA e dois representantes da Plataforma Unificada dos Movimentos Sociais.     

Durante o encontro será realizada exposição sobre o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”, da 6ª CESANS e a composição  das subcomissões (Infraestrutura e logística, Conteúdo e Metodologia, Comunicação e Relatoria) de acordo com o Regulamento da Conferência. 
Plenária Ordinária

A Comissão Organizadora da 6ª CESANS foi constituída durante a 1ª Plenária Ordinária de 2015, realizada nos dias 4 e 5 de maio, após a apresentação e aprovação do Regulamento. O encontro aconteceu na Casa de Retiro São José. Participaram cerca de 30 pessoas, entre representantes das Comissões Regionais, governamentais e de entidades da sociedade civil.
Convênio com MDS

PLENÁRIA

Na tarde da segunda-feira (4/5), a Secretária Executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), Jacqueline Junqueira, apresentou o convênio firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome com o intuito de definir os critérios de seleção dos municípios que serão beneficiados.

Após a apresentação, os conselheiros do Consea aprovaram a criação de uma comissão, constituída por quatro conselheiros da sociedade civil: Maria Valdete Leite da Cruz, Geraldo Simonides de Oliveira e Silva, Rogério Leonor Neves e Marcelo José de Almeida) e duas conselheiras governamentais (Darklane Rodrigues Dias e Valéria Monteiro de Jesus) para construir uma metodologia de execução do convênio. A comissão também vai estabelecer critérios de seleção de municípios a serem atendidos.

No valor de quase R$ 400 mil, o convênio tem dois anos para ser executado e o objetivo de fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da capacitação de gestores municipais, para execução da política e apoio aos municípios para criação de leis e dos conselhos locais. A comissão tem 60 dias para apresentar as propostas, o que acontecerá na próxima plenária do Consea.





Seminário de Capacitação Técnica

Data:   14 de maio de 2015
Local:  Cidade Administrativa (sala a confirmar)


09 horas         Abertura
Dom Mauro Morelli
Bispo Emérito e Presidente do CONSEA-MG

Deputado Estadual André Quintão
                        Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social

Representante CONSEA Nacional (a confirmar)

10 horas         Apresentação do tema central da 6ª Conferência Estadual de SANS: “Comida
 de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania Alimentar”

10h30min       Intervalo

10h45min       Apresentação dos eixos da 6ª Conferência Estadual de SANS

11h30min       Debate

12h30min       Almoço

14 horas         Apresentação do Regulamento da 6ª Conferência Estadual de SANS

15 às 16 horas Grupos de Trabalho

16 às 17 horas           Encaminhamentos e encerramento






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e