Pular para o conteúdo principal

Política de segurança alimentar é prioridade do governo estadual


André Quintão destacou iniciativas prioritárias, como a redução das desigualdades e a dignidade do ser humano assegurada por uma alimentação saudável
Rose Santana
1ª Plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais
1ª Plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, participou nesta segunda-feira (4/5), da abertura da 1ª Plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Minas Gerais (Consea/MG).
“O Consea tem um conjunto de ações regionalizadas, caracterizadas pela participação social e com atuação integrada. Pode e deve ter uma construção ativa no governo estadual. Muitas das iniciativas do conselho são prioridades do governo, como a redução das desigualdades e a dignidade do ser humano, assegurada por uma alimentação saudável”, disse o secretário.
André Quintão, o novo secretário-executivo do Consea/MG, reafirmou a importância das 20 diretorias regionais da Sedese. “As várias ações articuladas da política de segurança alimentar têm repercussão direta na qualidade de vida e na inclusão produtiva, principalmente no meio rural. As diretorias regionais terão um papel importante na mobilização e apoio para a realização das conferências regionais e estadual de segurança alimentar”, avaliou.
O secretário explicou aos conselheiros a proposta do governo estadual de implantação de 17 Fóruns Regionais em Minas Gerais. Os Fóruns serão constituídos com representação de diversos segmentos sociais e terão a atribuição de deliberar sobre questões orçamentárias do Estado.
“Estou completamente em harmonia com a proposta do governo. Eu gostaria de ajudar especialmente na regionalização, mobilizar para que tenhamos participação nos Fóruns Regionais, como proposto pelo governador Fernando Pimentel, das comissões de segurança alimentar e nutricional sustentável, que vão levantar a realidade e as propostas e ações das regiões”, declarou Dom Mauro Morelli, presidente do Consea.
A plenária do Conselho é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, prevista para os dias 21, 22 e 23 de agosto. O encontro prossegue na terça-feira (5/5), quando os conselheiros discutirão os objetivos e processo de preparação para o encontro estadual e também para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segurança Alimentar
O Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, vinculado ao Consea/MG, é responsável pela articulação acompanhamento e avaliação das políticas públicas da área. A mais importante iniciativa na área é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Criado há mais de 40 anos, O PNAE atinge as escolas públicas de 853 municípios mineiros. São 3.900 escolas estaduais inseridas, com benefícios para 2 milhões e 400 mil estudantes, da pré-escola até a educação de jovens e adultos. Em articulação com o Programa Estadual Cultivar Nutrir e Educar, programa de alimentação escolar, que por sua vez atinge 220 municípios mineiros, a iniciativa já elevou de 6%, em 2010, para 20%, em 2013, o percentual de compras efetuadas pelo governo estadual junto aos agricultores familiares.

Fonte: Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e