Pular para o conteúdo principal

Começa a Semana dos Alimentos Orgânicos



Paulo de Araújo/MMA
Pequi: típico do cerrado


Começou no domingo (24/05) a 11ª edição da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos (SAO) com o tema “Produtor orgânico, parceiro da natureza na promoção da vida”, que visa informar aos consumidores os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. O evento ocorrerá, simultaneamente, no Distrito Federal e em 21 Estados até o dia 31. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN, na sigla em inglês), apoia a iniciativa e promoverá o Espaço Gastronômico da Biodiversidade do Cerrado.

O MMA apoiará uma exposição itinerante que percorrerá o Brasil até o final do ano. A exposição conta com 13 diferentes painéis que evidenciam os valores envolvidos na produção orgânica.Cada Estado é responsável por definir suas atividades e programação, por meio das Comissões da Produção Orgânica (CPOrgs), em articulação e parceria com produtores e entidades do setor público e da sociedade civil locais. Entre as atividades previstas estão a realização de cursos, seminários, debates, feiras, exposições, elaboração de vídeos e degustação de alimentos. A partir da edição deste ano, a campanha não se restringe à Semana dos Alimentos Orgânicos (24 a 31 de maio), dando continuidade ao trabalho de valorização da produção orgânica ao longo do ano todo.

PROGRAMAÇÃO EM MINAS GERAIS

AGROECOLOGIA

Entre as principais práticas do produtor orgânico estão o uso responsável do solo, da água e do ar, bem como a manutenção da atividade biológica equilibrada, a preservação da biodiversidade e a consciência social. O sistema de produção orgânica se baseia em princípios de agroecologia, de forma a viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem, em harmonia com a natureza, mantendo relações comerciais e de trabalho justas, além de valorizar a cultura e o desenvolvimento locais.

A escolha do tema tem o objetivo de chamar a atenção dos consumidores para a importância de se valorizar e apoiar os produtores de alimentos, e mostrar que, ao adquirir produtos orgânicos, os consumidores optam por fazer parte da rede de pessoas e entidades que acreditam que o seu consumo responsável tem papel fundamental na definição de quem permanecerá no campo, o que produzirá e de que forma. A campanha ressalta os valores por traz da produção orgânica, os quais não são visíveis nos produtos, sendo desconhecidos da maior parte da sociedade.

A campanha é realizada em parceria com o MMA e os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, da Pesca e Aquicultura, e da Fazenda, além da Secretaria-Geral da Presidência da República e de outras organizações governamentais e não governamentais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento coordena a campanha nacionalmente.
Fonte: MAA


PLANO DE AGROECOLOGIA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2025-2026 CONSEA-MG

  A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2024, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2025-2026.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2025-2026, sendo:  - 17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência r...

VEM AÍ: PLENÁRIAS ELETIVAS DAS CRSANS

Ocorrerão entre os dias 17 de janeiro e 06 de fevereiro de 2025 nos 17 territórios do estado de Minas Gerais as plenárias eletivas das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). A participação dos atores e atoras envolvidas em ações de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios é fundamental para a capilaridade das ações do CONSEA-MG em todo o estado de Minas Gerais, colaborando para a efetividade das politicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Abaixo segue a relação das plenárias eletivas de cada território, bem como o link para inscrição dos interessados em participar. 17/01/2025 - 16h30 - VERTENTES - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 09h00 - BAIXO E MÉDIO JEQUITINHONHA - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 14h00 - TRIÂNGULO NORTE - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 15h00 - TRIÂNGULO SUL - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 19h00 - MATA - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 14h00 - CENTRAL - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 18h30 - OESTE - INSCREVA-SE 27/01/2025 - 18h00 - METROPOLITANA - INSCRE...

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç...