Pular para o conteúdo principal

CARTA DE APOIO ÀS FAMILIAS SEM TERRA DO ACAMPAMENTO DA USINA ARIANDINÓPOLIS, MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO EM MINAS GERAIS


Nós, Conselheiras e Conselheiros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (CONSEA-MG), Técnicos e Representantes de entidades dos movimentos sociais, presentes na Plenária Ordinária do dia 29 de julho de 2016, manifestamos nosso apoio e solidariedade às famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra  (MST), que estão acampadas, há mais de 19 anos, nas terras da antiga Usina Ariadinópolis, localizada no município de Campo do Meio, na Região Sul do Estado de Minas Gerais.
Reconhecemos que passos significativos foram dados, com vistas à justa destinação destas terras. Os Decretos NE 365 de 26/09/15 e NE 107 de 08/03/16, assinados pelo Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais, o Sr. Fernando Damata Pimentel, declarou que as áreas ocupadas da Fazenda Ariadinópolis são de interesse social e aptas para o assentamento das famílias lá residentes.
Parabenizamos as famílias que, com a coragem que permeia a essência do MST, resistiram a quatro tentativas de expulsão destas terras, mesmo após a edição dos Decretos Estaduais. Apesar da permanente situação de conflito, essas famílias são responsáveis pela 70% da produção de verduras e legumes produzidos do município de Campo do Meio, contribuindo dessa maneira, para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população urbana e rural.
Reiteramos nossa indignação às tentativas autoritárias, ilegais e ilegítimas que buscam, pelo uso da força, violência e coerção, realizar a expulsão das famílias.
Repudiamos todas as manobras judiciais, motivadas por representantes da antiga fazenda e por grupos políticos e econômicos associadas a estes, que buscam reverter, a todo custo, o processo de desapropriação e, consequentemente, expor as famílias a situações de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
Exigimos o empenho e a celeridade do Poder Executivo e Judiciário do Estado de Minas Gerais para dar a conclusão imediata ao processo de desapropriação da antiga Usina Ariadinópolis, com a destinação definitiva das terras para as famílias que nela trabalham, vivem e produzem com dignidade e respeito.
Apoiamos integralmente a justa e legítima luta das famílias sem terra e permanecemos vigilantes a qualquer nova tentativa de despejo.
Conclamamos as organizações e militantes sociais a participarem da Audiência Pública que ocorrerá no dia 02/08/16 (terça-feira), às 13h, na Comarca de Campo do Meio.
 Nesta luta, somos todos pela reforma agrária e pela justiça social!

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais

Belo Horizonte, 29 de julho de 2016.

Comentários

Margarida disse…
O amor é tudo de bom e forte na hora preparar qualquer alimento .A felicidade é plurativa diante do coletivo com DEUS.
Comer sem agrotóxicos é feliz e saudável , vamos fazer Feiras pelo BRASIL .
A vida precisa deste GRANDE Movimento .
Margarida disse…
O amor em plantar é perfeito e sem agrotóxico e mais que perfeito .

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª