Pular para o conteúdo principal

Relatório aponta avanços e desafios em segurança alimentar e nutricional



Redação*
campofertil
Foi divulgado nesta terça-feira (20) o último relatório sobre os avanços no panorama global de alimentos e nutrição, elaborado pelo Comitê Consultivo da DuPont para Inovação & Produtividade na Agricultura. O documento (http://bit.ly/1lLGrof) destaca ganhos substanciais nas taxas de produção mundial de alimentos, melhorias na qualidade nutricional e progresso na erradicação da fome e da pobreza extremas. Os consultores, no entanto, reconhecem que ainda existem sérios desafios.
Criado em 2010, o Comitê Consultivo nasceu para explorar em profundidade as questões mundiais que afetam a segurança alimentar e nutricional. Presidido pelo ex-líder da maioria do senado norte-americano, Tom Daschle, o comitê reúne um grupo de especialistas em desenvolvimento agrícola, ciências, política e economia.
Desde 2011, o grupo tem monitorado o progresso global das questões envolvendo a segurança alimentar e nutricional e, em maior profundidade, três aspectos: o papel da tecnologia e da inovação na agricultura, oportunidades para promover avanços na segurança nutricional e a demanda por sistemas agrícolas que sejam mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico.
Dentre os avanços observados pelo Comitê estão que os países em desenvolvimento conseguiram chegar ao ponto de praticamente reduzir pela metade a proporção de pessoas que sofrem com a fome; as taxas anuais da presença da desnutrição em regiões em desenvolvimento devem cair para 13% até 2015; a produtividade global está a caminho de atender à maior demanda mundial de alimentos; as negociações comerciais em curso devem permitir uma maior circulação de alimentos no mundo; colaborações mais avançadas entre os setores público e provado estão criando novos modelos sustentáveis para melhorar os meios de subsistência dos pequenos agricultores.
O relatório ressaltou que existem importantes desafios a serem superados, que incluem fornecer todas as ferramentas disponíveis para os agricultores; desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis e oferecer recursos para capacitar as mulheres agricultoras, tais como terra e treinamento técnico.
“Reconhecemos o progresso alcançado até aqui, mas muitas questões ainda precisam ser resolvidas, abrangendo desde a garantia de que os agricultores terão acesso a todas as ferramentas para elevar a produtividade até o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis”, diz Daschle, em nota.

*Com informações da DuPont

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2025-2026 CONSEA-MG

  A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2024, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2025-2026.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2025-2026, sendo:  - 17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência r...

VEM AÍ: PLENÁRIAS ELETIVAS DAS CRSANS

Ocorrerão entre os dias 17 de janeiro e 06 de fevereiro de 2025 nos 17 territórios do estado de Minas Gerais as plenárias eletivas das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). A participação dos atores e atoras envolvidas em ações de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios é fundamental para a capilaridade das ações do CONSEA-MG em todo o estado de Minas Gerais, colaborando para a efetividade das politicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Abaixo segue a relação das plenárias eletivas de cada território, bem como o link para inscrição dos interessados em participar. 17/01/2025 - 16h30 - VERTENTES - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 09h00 - BAIXO E MÉDIO JEQUITINHONHA - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 14h00 - TRIÂNGULO NORTE - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 15h00 - TRIÂNGULO SUL - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 19h00 - MATA - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 14h00 - CENTRAL - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 18h30 - OESTE - INSCREVA-SE 27/01/2025 - 18h00 - METROPOLITANA - INSCRE...

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç...