Pular para o conteúdo principal

Demanda por alimentos no mundo exigirá maior produtividade, diz IPNI


Agencia Estado

São Paulo, 26 - O presidente do International Plant Nutrition Institute (IPNI), Terry Roberts, afirmou nesta segunda-feira, 26, que será preciso aumentar a produtividade das lavouras para atender a necessidade por alimentos da população em 2050, quando se estima que o mundo terá 9 bilhões de habitantes. Roberts reforçou que fertilizantes são parte importante no crescimento da produção, ainda que sozinhos não possam responder pelo crescimento das safras agrícolas. O executivo apresentou palestra no painel 'Nutrientes para a Vida' do 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que ocorre hoje em hotel de São Paulo (SP).

Roberts afirmou que os rendimentos médios das lavouras de cereais estão abaixo do potencial. No caso do trigo e do arroz, a produtividade é de 64%, e no milho, 50% do potencial. Ele destacou a importância de entender as características regionais para melhorar a produção, além de aprimorar o uso de fertilizantes e biotecnologia.

O executivo ressaltou a importância da biotecnologia, ainda que o melhoramento genético não seja suficiente para aumentar a produção mundial de alimentos em 70% nos próximos 40 anos.

No entanto, Roberts reforçou em sua apresentação que não existe um consenso entre as pesquisas para determinar quanto os fertilizantes respondem pelo crescimento da produção. Em um dos estudos citados pelo representante da IPNI, entre 40% e 60% dos rendimentos das lavouras são ligados aos fertilizantes.

A diretora executiva da Nutrients for Life Foundation (Fundação Nutrientes para a Vida), Harriet Wegmeyer, afirmou que a entidade trabalha para conscientizar a população sobre a importância do uso dos fertilizantes nas lavouras.

'As pessoas olham para fertilizantes e esquecem da ligação entre rendimento das lavouras, crescimento da produção e a comida que elas colocam no prato', disse. Wegmeyer lembrou que o trabalho da organização é focado nas escolhas, nos produtores, mas também olha para a população em geral. A fundação atua nos Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia, com recursos das empresas do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE REPÚDIO DO CONSEA-MG À PARCERIA DO MDS COM AS EMPRESAS COCA-COLA E ARCOS DOURADOS / MC DONALD’S NO ÂMBITO DO SISAN E DAS COZINHAS SOLIDÁRIAS

  Belo Horizonte, 14 de março de 2025 O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, no uso das suas atribuições dispostas na Lei Estadual nº 22.806 de 2017 vem a público apresentar nota que manifesta veemente repúdio às recentes parcerias firmadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com as empresas Coca‑Cola® e Arcos Dorados, operadora da rede de fast-food McDonald’s, visando ao fomento das Cozinhas Solidárias. Tal aliança, que se apresenta como uma iniciativa de inclusão socioeconômica, geração de emprego e combate à fome, revela, na prática, escancarado conflitos de interesse incompatíveis com os princípios e as diretrizes das políticas e dispositivos legais da segurança alimentar e nutricional. CONSIDERANDO: 1. Que o Protocolo de Intenções nº 32/2024, celebrado entre o MDS e a Coca‑Cola®, prevê a implementação de ações de capacitação, inclusão social e ampliação da rede de equipamentos de segurança alimentar, dentre eles as cozinha...

VEM AÍ: PLENÁRIAS ELETIVAS DAS CRSANS

Ocorrerão entre os dias 17 de janeiro e 06 de fevereiro de 2025 nos 17 territórios do estado de Minas Gerais as plenárias eletivas das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). A participação dos atores e atoras envolvidas em ações de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios é fundamental para a capilaridade das ações do CONSEA-MG em todo o estado de Minas Gerais, colaborando para a efetividade das politicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Abaixo segue a relação das plenárias eletivas de cada território, bem como o link para inscrição dos interessados em participar. 17/01/2025 - 16h30 - VERTENTES - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 09h00 - BAIXO E MÉDIO JEQUITINHONHA - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 14h00 - TRIÂNGULO NORTE - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 15h00 - TRIÂNGULO SUL - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 19h00 - MATA - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 14h00 - CENTRAL - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 18h30 - OESTE - INSCREVA-SE 27/01/2025 - 18h00 - METROPOLITANA - INSCRE...

ENTREVISTA ESPECIAL DE D. MAURO AO COEP

Dom Mauro Morelli é uma figura história na luta contra a fome e a pobreza no país. Na década de 1980, foi bipo de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e liderou várias ações contra o descaso com crianças e adolescentes. “Essa coisa de dizer que criança que morre vai virar anjinho, é um abusurdo”, ressalta. Também participou de lutas pela reforma agrária e teve uma atuação de destaque no Movimento pela Ética na Política, que levou ao impeachment de Fernando Henrique Collor de Mello. “O Movimento   pela Ética aproveitou o momento para dizer que a maior corrupção do Brasil, na verdade, era o modelo de desenvolvimento que concentra renda. O absurdo era ser um grande produtor de alimentos e ter milhões de pessoas passando fome”, acredita. Nesta entrevista, D. Mauro fala de outra experiência igualmente importante na sua trajetória como defensor dos direitos humanos. Ele foi o primeiro presidente do Consea, ainda em sua edição de 19...