Pular para o conteúdo principal

Twitter ajuda pesquisadores a descobrir o que motiva as escolhas alimentares


Fatores mais importantes para as escolhas são custo e conveniência

AFP / Relaxnews Publicação:27/08/2013 12:28

O estudo vai ajudar a entender o que governa os hábitos alimentares das pessoas e o que é importante do ponto de vista de um programa de alimentação saudável
Há muitas razões para que você coma algo. A fome é uma delas, mas a conveniência também conta. Pesquisadores dos EUA estão usando o Twitter como uma ferramenta para ajudar a entender não apenas o que comemos, mas por que escolhemos determinados alimentos.

No estudo, a professora da Universidade do Arizona (EUA), Melanie Hingle, e sua equipe resolveram determinar se a rede social pode ser usada para captar, em tempo real, informações sobre as escolhas alimentares dos usuários e o que está por trás delas. Os fatores mais importantes para as escolhas, de acordo com a pesquisa, foram custo e conveniência.

"Isso nos ajuda a entender o que governa os hábitos alimentares das pessoas e o que é importante do ponto de vista de um programa de alimentação saudável", disse Melanie. "Se eu vou desenvolver um programa para promover a saúde alimentar das pessoas, eu quero saber o que as motiva a comer o que estão comendo atualmente. Dessa maneira posso criar o programa apropriado.", afirma Hingle.


Na pesquisa, 50 voluntários com idades entre 18 e 30 anos ganharam contas no Twitter específicas para o estudo e postavam tudo o que comiam ou bebiam em tempo real por três dias consecutivos. Havia também uma lista de 24 hashtags para categorizar tipo de comida e a razão para comer. Eles também tiveram que postar fotos de suas refeições.

Depois de coletar os dados, pesquisadores usaram um programa de computador para mapear as correlações entre o que estava sendo ingerido e o motivo da escolha.

"Nós pudemos visualizar as relações entre comportamento e as razões para esses comportamentos de um jeito que nunca nos foi possível antes", disse a pesquisadora. "Isso nos permitiu realmente ver que há, de fato, relações e estas relações parecem se alinhar com as da literatura, o que mostra que conveniência e custo estão entre os principais motivadores."

"É bom ficar atento com os hábitos, já que muitos dos comportamentos alimentares são inconscientes ou realmente habituais", complementa Hingle. "Tendemos a nos acostumar com um comportamento e nunca mais sair dele, então a pesquisa faz com que você pense sobre o que está te influenciando. Isso pode ajudar a desenvolver novos hábitos ou apenas conscientizar sobre aqueles que não estão fazendo bem."

O estudo foi publicado no Journal of Medical Internet Research.

Mas esta não é a única maneira de os cientistas usarem o Twitter para melhor entender o comportamento humano e como ele impacta a saúde. Pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova York, também usam a rede social para descobrir como fatores como status sociais, exposições à poluição e até pegar um ônibus ou ir à academia influenciam na saúde. Seguindo milhares de usuários nova-iorquinos por um mês, muitos dos quais tuitavam sua localização, pesquisadores puderam estimar interações entre usuários e seus ambientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e