quarta-feira, 10 de julho de 2013

CEDRAF realiza etapas da 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável






A Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRAF-MG), inicia hoje (dia 11 de julho) as etapas da 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável. A primeira delas acontece em Alfenas, onde será apresentado, no primeiro dia, o Encontro de Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

Ao todo serão realizadas seis Conferências Intermunicipais (de julho a agosto) nas regiões onde não há territórios homologados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA): Norte de Minas, Rio Doce, Triângulo e Alto Paranaíba, Sul de Minas, Zona da Mata e Central, no período da segunda quinzena de julho a agosto. 

Estas etapas, segundo a Secretária Executiva do CEDRAF-MG, Juliana Cecília Veloso, serão organizadas pela Comissão Organizadora Estadual e são de responsabilidade da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e parceiras. Contarão com a presença de convidados indicados pela Comissão Organizadora Estadual (COE) e representantes de municípios cujo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRS tenha sido homologado no CEDRAF-MG até o dia 13 de maio de 2013. 

No dia 12, é a vez da Conferência Intermunicipal com a participação de três representantes  de cada Conselho Municipal, sendo dois da sociedade civil e um do governo.
“Cada Conferência Intermunicipal realizada indicará seis delegados para a Conferência Estadual, respeitando os critérios de representação, sendo 1/3 do poder público, 2/3 da sociedade civil, paridade de gênero e a cota de 20% de jovens”, explicou Juliana.

Os próximos encontros serão realizados em Belo Horizonte (dias 18 e 19 de julho); Uberaba (dias 25 e 26 de julho); Montes Claros (1º e 2 de agosto); Governador Valares ( 8 e 9 de agosto); e em Viçosa, nos dias 15 e 16 de agosto.

CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS:


Paralelamente, o CEDRAF-MG realizará as Conferências Territoriais (também em julho e agosto) nos 12 Territórios homologados pelo MDA: Alto Jequitinhonha, Médio Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha, Alto Rio Pardo, Noroeste, Serra Geral, Sertão de Minas, Vale do Mucuri, Serra do Brigadeiro, Alto do Suaçuí, São Mateus e Rio Doce.  

Estas etapas serão organizadas pela Comissão Organizadora Territorial, com o apoio da Comissão Organizadora Estadual, e são de responsabilidade da Delegacia Federal do MDA e dos Colegiados Territoriais.

A primeira delas acontece nos dias 22 e 23 em Paracatu (Região Noroeste); nos dias 24 e 25 de julho será a vez de Uberaba (Triângulo Mineiro); dia 26 será a vez de Taiobeiras, no Alto Rio Pardo e nos dias 29  30, em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri. Em agosto, serão realizadas nas cidades de Diamantina, Araçuaí, Almenara, Augusto de Lima, Santa Maria do Suaçuí,  São Félix de Minas, Porteirinha, Governador Valadares e Divino.  

Estes eventos, segundo Juliana Cecília, contarão com regulamento próprio, desde que não fira o Regulamento Estadual e o Regimento Interno da Conferência Nacional. “Cada Conferência Territorial realizada deverá indicar três delegados para a Conferência Estadual, respeitando os critérios de representação, sendo 1/3 do poder público, 2/3 da sociedade civil, paridade de gênero e a cota de 20% de jovens.

A Conferência Estadual será realizada na segunda quinzena de Setembro de 2013, na região metropolitana de Belo Horizonte, com data e local ainda a confirmar.

Para esta etapa participarão além dos delegados eleitos nas Conferências Intermunicipais e Territoriais, os delegados setoriais e convidados conforme o Regulamento da II CEDRSS, aprovado pelo CEDRAF MG no dia 27 de maio de 2013.

Nos locais em que tiver Encontro Regional de CMDRS e Conferência Intermunicipal – o 1° o dia será o Encontro Regional de CMDRS e 2° dia será realizada a Conferência Intermunicipal.



Nenhum comentário: