Pular para o conteúdo principal

FIANDEIRAS TRABALHAM PARA MANTER CULTURA LOCAL E GERAR TRABALHO E RENDA










Colchas, tapetes, bolsas, echarpes colorida, capas de almofada e quadros com temas são alguns dos produtos criados pela Associação das Fiandeiras, Tecelãs e Bordadeiras de Natalândia “Fio Ação”, visitada pela equipe técnica do CONSEA-MG. Tanto trabalho realizado desde os tempos primórdios e incansavelmente pelas tecelãs, está aos poucos recebendo o seu reconhecimento. As peças estão sendo exportadas para a Europa, em especial para a França.  
A Fio Ação reúne 42 associados entre fiandeiras, bordadeiras e tecelãs que  tecem e bordam como forma de aumentar a renda familiar. Criada nos assentamentos Mamoneira, Mangal e Saco do Rio Preto há quatro anos, mulheres das cidades próximas logo aderiram ao grupo.
As peças chamam a atenção pelo colorido diferenciado. São tingidas com plantas do cerrado e até mesmo da horta e do pomar. Se transformam em cores exóticas que trazem aos fios do algodão uma beleza peculiar muito bem aceita no setor de moda e decoração.
 “Transformamos o algodão em fio, que por sua vez, passa por um tingimento natural com a utilização da casca de cebola, casca de manga, entre outras”, explicou a tecelã Simone Amorim de Souza.
Segundo ela, além da promoção local e geração de trabalho e renda, a associação pretende também despertar o interesse dos jovens em dar continuidade ao trabalho. “Hoje temos somente as fiandeiras mais velhas. São poucos os que têm apresentado interesse em continuar o trabalho”, comentou.
Criada em 2006, a Associação das Artesãs de Natalândia “Fio Ação” formada por trabalhadores rurais, tem como objetivo promover a cultura local e gerar trabalho e renda por meio da fiação e tecelagem tradicionais realizadas na região. A associação tem como parceiro o SEBRAE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª