Banco de alimentos de Ubá



Experiências bem sucedidas de bancos de alimentos serão conhecidas por todo país na 1ª Mostra Nacional de Banco de Alimentos, que será realizada em maio





Valorizar a agricultura familiar, combater o desperdício de alimentos, promover a Segurança Alimentar e Nutricional são os destaques no trabalho realizado pelo Banco de Alimentos de Ubá (MG). Cerca 3.540 pessoas são beneficiadas todo mês com as mais de 25 toneladas de alimentos distribuídas pelo banco.
Os alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos são da agricultura familiar, adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de doações.
A nutricionista e supervisora da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Gisely Peron Gasparoni, explica que o fortalecimento da agricultura familiar é um dos trabalhos em destaque desde 2009. “Com a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos e a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a quantidade de pequenos agricultores cadastrados no PAA aumentou de 9 para 130.”
A distribuição dos alimentos é feita para as entidades de assistência social que preparam os alimentos e distribuem as refeições prontas. O banco também monta kits com variedade de alimentos que suprem as necessidades semanais de 180 famílias cadastradas que são atendidas por meio das entidades socioassistencias de Ubá/MG.
Segundo a nutricionista, o trabalho é eficaz devido às parcerias com a Emater, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre outros. “A Emater é a principal parceira dos nossos projetos. Mas os alunos de graduação em Nutrição e Saúde das universidades também realizam um ótimo trabalho. Com os estágios é possível as ações de monitoramento, avaliação e Educação Alimentar e Nutricional.”


Nenhum comentário: