Pular para o conteúdo principal

Programação do Encontro de Comemoração de 10 anos da AMAU





Data: 29 e 30/11/14
Local: Recanto Santo Agostinho – Rua Diamantes, 400 - Mário Campos/MG

Programação:

Dia 29, sábado, manhã


9 às 10h – Acolhida, credenciamento e café

10 às 11hAbertura do encontro

- Abertura do encontro: fala de abertura e boas vindas.
- Mística: Dinâmica sobre as memórias da AMAU nestes 10 anos de história. Com isso será construído um varal contendo a linha histórica da AMAU.
- Apresentação dos participantes
- Contextualização: Apresentação da programação e contextualização do encontro.

11 às 12:30h Contextualização e análise sobre a agricultura na RMBH

Em 40’ – Palestra da Profª. Drª. Heloisa Soares de Moura Costa - IGC/UFMG, que abordará uma contextualização geral / análise de conjuntura sobre a agricultura nessa região, tentando explorar os seguintes aspectos e questões:
- Pontuar/esclarecer questões que são usualmente pouco compreendidas em relação ao "urbano"  (exs.: ideia da centralidade urbana para contrapor a visão negativa das cidades; diferença entre perímetro urbano e mancha urbana; diferentes agentes que atuam na produção do espaço urbano; possibilidades e limites do planejamento urbano X "culpa" da falta de planejamento; etc)
- Contextualizar a dinâmica territorial da RMBH (exs.: quais são os municípios que fazem parte da RMBH; principais conflitos no uso do solo; principais diferenças entre os "vetores" de expansão metropolitana; importância de se garantir a presença da agricultura e das “ruralidades” nesse território;  etc)
- Dar exemplos da heterogeneidade atual e da potencialidade futura da agricultura na RMBH, a partir dos dados da caracterização do AUÊ! e do Macrozoneamento (diferentes "tipos" de agricultura; pluralidade de sujeitos; principais diferenças e conflitos por "vetor"; convergências com outras "agendas" da RMBH; potencialidades e limites da agricultura agroecológica na RMBH; etc)


12:30 às 14h -  Almoço


Dia 29, sábado, tarde

14 às 16:30h - Mesa de debates “Desafios e Perspectivas para a Agreocologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Composição da mesa: Subsecretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária – SEAPA/SARF (Sr. Edmar Guariento Gadelha), EMATER (Sr. Wagner Santos Fani), MST, Brigadas Populares, Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (REDE).
- Qual a estratégia, plano de ação e enfoques para a RMBH nos próximos 3 anos?
- Quais os principais desafios e potencialidades identificam na região para a promoção da agroecologia?
- Com quais espaços de diálogo, articulação e incidência essas organizações interagem, em torno da temática na RMBH?
- Quais as estratégias adotadas ou propostas para interação da agricultura familiar e urbana na região?

16:30 às 17h – Lanche

17 às 19h – Vivências Agroecológicas

19 às 20h – Tempo livre

20h – Jantar e cultural


Dia 30, domingo, manhã

8h – Café da Manha

9h às 12h – Avaliação, novos rumos e planejamento – Trabalhos em grupos e planária

- Importância da AMAU para você e para RMBH desde sua criação?
- Novos rumos para a AMAU nos próximos anos?
- Qual o papel/caminho da AMAU para promoção da agroecologia urbana e da agricultura familiar na RMBH?


12 às 13h – Almoço

13 às 14h - Feira de trocas

14 às 15h – Avaliação e mística de encerramento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª