Pular para o conteúdo principal

Segurança alimentar: o Brasil evoluiu muito em 10 anos




O boliviano Alan Bojanic, 55 anos, é formado em engenharia agronômica na Bolívia, com mestrado em Londres e doutorado em economia agrícola na Universidade de Utrecht, Holanda, uma das universidades mais antigas dos Países Baixos, considerada a melhor universidade do país e a décima melhor universidade da Europa. Bojanic está há pouco mais de 8 anos na Agência para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO); trabalhou no Chile nos últimos 3 anos, e antes por quase 6 anos na Costa Rica, e assumiu a representação da FAO no Brasil em março último, mas seu convívio com a língua portuguesa e o Brasil é de longa data, tornando seu sotaque quase imperceptível. Com essa facilidade de se expressar Bojanic foi entrevistado pelo editor Richard Jakubaszko, e explica a ótica de entendimento da FAO para o problema alimentar no mundo, além de enviar os recados que a FAO deseja que o Brasil ouça.



Agro DBO - Qual é a definição da FAO para segurança alimentar?
Alan Bojanic: É o de facilitar o acesso a qualquer momento e disponibilidade dos alimentos de qualidade, a custos razoáveis. É fundamental nisso a qualidade de alimentos, saudáveis, com altos valores proteicos e vitamínicos.

Agro DBO: O Brasil ocupava a 31ª posição no mundo em termos de segurança alimentar, e subiu para a 29ª posição em 2012, considerando 105 países. Qual é a visão da FAO sobre isso?
Alan Bojanic: O progresso que o Brasil tem feito nessa área é impressionante. É uma redução de mais da metade das pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade alimentar, considerando os últimos 10 anos. Entendemos que eliminar o problema totalmente é muito difícil se lembrarmos do tamanho do Brasil, com uma população de 192 milhões de habitantes, onde existem dezenas de nações indígenas, enormes contingentes de ribeirinhos e núcleos de pessoas com alta pobreza na Amazônia, que moram mais afastadas, espalhadas pelos sertões de todo o país.

Agro DBO - Sobre estoques de segurança alimentar, em termos de tempo de disponibilidade, da II Grande Guerra para os dias de hoje, esses estoques, especialmente grãos e cereais, se reduzem ano a ano. Eram de 60 a 90 dias, mas hoje em dia são de 30 dias ou menos.
Alan Bojanic: Sobre esses estoques, os números mostram que efetivamente são relativos, tiveram redução em termos de tempo, mas temos de lembrar que os transportes se tornaram mais eficientes e mais rápidos, reduzindo a necessidades de estoques tão grandes, porém os estoques reais, cada vez mais, são maiores em toneladas, acompanhando o crescimento populacional.

Agro DBO - A China tem sido o único país no mundo a fazer um controle de natalidade (a política do filho único, agora abrandado para 2 filhos se os pais tiverem posses financeiras para sua manutenção), para reduzir a velocidade do crescimento demográfico. Comisto, a Índia deve ultrapassar a China em população total dentro de 5 anos. A FAO, entendemos assim, deveria ser o órgão regulador, com políticas voltadas para reduzir essa velocidade do crescimento demográfico. Por que isso não é feito? Sabemos que será muito difícil alimentar adequadamente 9 bilhões de bocas dentro de 35 anos, e já existem projeções de que faltarão terras agricultáveis para dentro em breve.
Alan Bojanic: A ONU tem mui¬tos programas de planejamento familiar. O Fundo de População das Nações Unidas, com a sigla UNFPA, tem realizado programas nesse sentido, e também a OMS, Organização Mundial para a Saú-de, mas temos de reconhecer que a UNFPA ainda não é uma agência com o porte da FAO, por exemplo, ela é menor. Entretanto, em alguns países, não apenas na China, mas na Rússia também, esses progra-mas têm sido implantados com algum sucesso, inclusive aqui na América Latina.

Agro DBO - A FAO acredita que vai haver alimento para todos no mundo, com uma população de 9 bilhões de pessoas?
Alan Bojanic: As tecnologias das ciências agrícolas mostram que estamos evoluindo. Devemos também entender que hoje temos mais produção de alimentos do que todas as pessoas precisam. O que falta resolver, através da inclusão social, são as condições financeiras dessas populações mais pobres terem acesso a esses alimentos disponíveis. Essa é a razão de existirem hoje quase 870 milhões de pessoas com situação de fome. O importante não é a quantidade, mas o acesso aos alimentos.

Agro DBO - Qual seria o caminho das ciências agrícolas para ajudar na solução do futuro problema, e de minimizar os atuais?
Alan Bojanic: Dar suporte e assistência técnica para a agricultura familiar, e com isso elevar as médias de produtividade do país, que ainda são baixas. O Brasil ainda tem um caminho muito longo a percorrer, o de levar assistência técnica aos pequenos produtores rurais, para aumentar a produção através da produtividade. O Brasil é um país de renda média, tem pesquisas avançadíssimas na agricultura tropical, e tem muita coisa para ensinar ao mundo, à África e aos países do Caribe, e também à FAO, mas até agora pouca coisa fez com a agricultura familiar. Só nos últimos anos isso tem acontecido de forma perceptível.

Agro DBO - Com quais instru-mentos a FAO pode contribuir com o Brasil?
Alan Bojanic: A FAO tem várias dimensões, uma delas é a facilitação da cooperação. Outra dimensão é que a FAO funciona como uma secretaria de tratados e acordos internacionais. Somos também um fórum para ajustar normativas internacionais, para facilitar o comércio entre os países, harmonizar políticas, por exem¬plo, há o Codex Alimentarius, e em todas essas áreas temos dado nossa contribuição, propiciando intercâmbios. Fazemos ainda pro-moções gerais, a cada ano.

Agro DBO - Que tipo de promoção?
Alan Bojanic: Por exemplo, este ano foi eleito pela ONU/FAO como o Ano da Quinoa. Divulgamos e incentivamos o plantio desse grão, que pode ser muito importante para o Brasil e o mundo na questão da estratégia de segurança alimentar, pois é um grão muito rico em minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, ômega 3, zinco, e outros, como a Licina, e é superior a diversos outros alimentos conhecidos como milho, trigo ou arroz. O grão traz benefícios para a saúde cardiovascular e para a dieta. No Brasil a Embrapa Cerrados tem trabalha¬do com pesquisas sobre a quinoa, e tem avançado nesse trabalho, já há, inclusive, uma variedade brasileira tropicalizada, a Peabiru. A quinoa não apresenta os inconvenientes do trigo, como a presença do glúten, que causa severas alergias, isso para os consumidores. Para os agricultores será uma boa opção de lavoura a ser cultivada, com mercado garantido e alto valor agregado, pois o Brasil é um grande importador desse grão. A quinoa é um grão para cultivo no inverno, precisa de pouca água, e tem excepcional resistência a pragas, e as máquinas para seu cultivo e colheita são as mesmas do milho, com pequenas adaptações. Essa variedade desenvolvida pela Embrapa é mais produtiva do que as variedades usadas hoje no Peru e Colômbia, de onde a planta se origina. Em meu país, a Bolívia, temos hoje mais de 100 mil hectares cultivados, e não conseguimos atender a todos os mercados, inclusive o Brasil, que, segundo dados oficiais, importa mais de 500 mil toneladas/ano, fora o que deve entrar pelas nossas fronteiras secas.
Fonte: Entrevista veiculada originalmente na revista AgroDBO - Ed.: Julho/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª