Pular para o conteúdo principal

ARTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 2013



Campanha Nacional pela produção de alimentos saudáveis 

Sandra Marli Rodrigues*

Para o Movimento de Mulheres Camponesas, o Dia Mundial da Alimentação é um momento para fazermos um amplo diálogo com a população do campo e da cidade sobre o que está em jogo na sociedade, que é o modo de produção de alimentos. É preciso, com urgência, avançarmos na compreensão sobre a importância da produção de alimentos saudáveis, elementar para a saúde humana - e do planeta como um todo.

É um momento para toda a sociedade pensar sobre nossos hábitos alimentares e sobre como os alimento são produzidos, processados e/ou industrializados, bem como conhecer as alternativas que estão sendo construídas no seio das organizações sociais do campo e da cidade, que se contrapõem ao agronegócio e à agricultura química.

Com essa compreensão o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) lançou em 2007 a Campanha Nacional pela Produção de Alimentos Saudáveis. Com o objetivo de dar visibilidade ao grande potencial de produção de alimentos da agricultura camponesa, evidenciando o papel das mulheres nesse processo e sensibilizando a sociedade para a degradação da natureza. Visa também retomar o cuidado com a vida, além de discutir e implementar experiências de produção agroecológica de alimentos, nas unidades de produção camponesa, de geração de renda, comercialização justa e consumo consciente.

A Campanha Nacional pela Produção de Alimentos Saudáveis se fundamenta em cinco dimensões:
Dimensão política: Construção de pautas com proposições nas varias áreas das políticas públicas, reivindicando recursos para a produção ecológica e diversificada de alimentos saudáveis, de preservação da biodiversidade, da reforma agrária e de soberania alimentar;

Dimensão ambiental: construção do debate sobre a crise de civilização que a humanidade está atravessando e a necessidade de cuidar da vida;

Dimensão ética, cultural e feminista: construção de valores e princípios de vida, de solidariedade, de novas relações humanas e com a natureza, de novas relações de poder que superem todas as formas autoritárias, patriarcais e discriminatórias, na perspectiva de construir relações de respeito, solidariedade, igualdade na diferença, relações democráticas e cidadãs;

Dimensão das mudanças cotidianas: construção de praticas no cotidiano das mulheres e famílias camponesas como sinal de que é possível construir um projeto popular de agricultura camponesa, valorizando quem trabalha, bem como a natureza, e produzindo para o bem da humanidade;

Dimensão econômica e social: construção de mecanismos, instrumentos de viabilização e potencialização da agricultura camponesa, com a produção de alimentos saudáveis, cuidado com a vida, com o ambiente e geração de renda no campo e na cidade. Fortalecimento de redes solidárias de trabalho e consumo. Valorização do trabalho feminino e ações de combate a fome e à miséria no campo e na cidade. Fortalecimento da soberania alimentar e autonomia das mulheres.

Precisamos reagir de forma organizada a toda a ofensiva do capital sobre a produção e consumo dos alimentos. Lutar pela promoção do direito humano à alimentação é lutar pela vida!

*Sandra Marli da Rocha Rodrigues é conselheira do Consea e representa o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC).


Dia Mundial da Alimentação: “Sistemas Alimentares Saudáveis” 

Elisangêla dos Santos Araujo* 

Os números da Organização de Alimentação e Agricultura da ONU (FAO) mostram que o mundo tem muito que caminhar para acabar com a fome. Portanto, o evento procura responder se é possível chegar ao dia em que haverá sistemas alimentares sustentáveis e o que é preciso fazer para alcançar este objetivo. Sabemos que a fome não só aniquila a vida e as esperanças dos indivíduos, como também prejudica a paz e a prosperidade das nações exigindo medidas urgentes a serem tomadas em muitas frentes, não apenas para fornecer alimentos para os famintos, mas também para eliminar as causas subjacentes da fome no mundo através de alternativas sustentáveis e permanente.

Ainda, segundo a FAO, até 2050 serão os pequenos agricultores e os produtos oriundos da agricultura familiar, quem fornecerão grande parte dos produtos necessários para alimentar mais de nove bilhões de habitantes no mundo. Para tanto, uma das medidas necessárias para a obtenção da segurança alimentar e nutricional é apoiar e investir no trabalho que é desenvolvido pelas cooperativas, organizações e associações de produtores rurais, de modo que tenham condições de aumentar a produção de alimentos, comercializar seus produtos, criar empregos e, a partir daí, possam aumentar a segurança alimentar no mundo e reduzir a pobreza principalmente no meio rural.

Com relação ao Brasil, é preciso que seja tomadas mediadas pelos governantes para acabar com a forma arcaica de exploração da terra que ainda é praticada em vários estados é preciso pensar uma política mais séria de produção de alimentos e mais do que isto, um mecanismo que afaste o intermediário e possibilite a produção segura pelos agricultores/as familiares e assim o barateamento dos produtos alimentícios. As razões para a situação são os sistemas insustentáveis de desenvolvimento que degradam o meio ambiente, uma vez que os sistemas alimentares são constituídos de meio ambiente, pessoas, instituições e os processos pelos quais os produtos agrícolas são produzidos, beneficiados, distribuídos e levados ao consumidor.

Nesse sentido, é necessário a intervenção nos sistemas alimentares por meio de políticas públicas que realizem as intervenções em gestões de recursos naturais, educação e saúde pública constituem ações complementares. Nesta linha a indústria da alimentação deve ser priorizada, modernizada e protegida. Não significa isto a proteção do dono da terra ou do dono da indústria de alimentos, mas principalmente do agricultor/a familiar, dos homens que de fato trabalham na terra e daqueles que se ativam na industrialização de alimentos. O Brasil não deve ser apenas o exportador de alimentos, mas também aparelhar-se para sua industrialização.

Nós trabalhadores/as brasileiros/as, temos que lutar muito contra a fome em várias frentes porque, na nossa visão, não basta apenas o crescimento econômico: buscamos a geração de empregos e os aumentos reais de salários, além da melhor distribuição de renda. Por todos estes motivos, a Federação dos Trabalhadores/as da Agricultura Familiar (FETRAF), une sua voz às vozes de todas as organizações de classe dos trabalhadores/as do campo brasileiro em especial os agricultores/as familiares para saudá-los e proclamar sua fé no futuro e no combate efetivo da fome que compromete o futuro da humanidade.

É importante lembrar que temos ainda muitos desafios, entre eles as dificuldades de acesso dos produtores aos meios de produção de boa qualidade, à assistência técnica e extensão rural e ao crédito para financiamento da produção, além da ausência de infraestrutura adequada nas áreas rurais e a falta de meios de transportes para levar seus produtos aos mercados locais.

Por fim, é momento de conscientizar a opinião pública quanto às questões globais relacionadas à nutrição e à alimentação, a data é lembrada como marco na luta contra a fome, que atinge diversas populações. Foi nesse sentido, que FAO definiu como este ano, os sistemas sustentáveis, a busca da melhoria da segurança alimentar e na erradicação da fome.
*Elisangêla dos Santos Araujo - Conselheira do Consea - FETRAF/Brasil


Alimentando-se tradicionalmente conforme os ancestrais africanos 

Kota Mulanji *
Sempre que se disser que cozinhar é sagrado, estamos nos reportando a uma cultura que não a ocidental, pois a cozinha no mundo europeu foi designada a servos, que para eles eram seres menores, inferiores . Na tradição de matriz africana a cozinha é destinada a quem pode , a quem saberá conversar com a parte divina de cada ser vivo, ou seja com o ar, agua, vegetal, animal racional ou irracional.

Alguém que possa preparar o alimento com tamanho carinho que quem o receba retribua. Alguém especial. Especialistas em produzir o Alimento.

Os grandes chefs como Atala remete ao ciclo do cozinheiro .” Você sai para buscar o peixe, você mata o peixe- e isso é muito forte. Aí, você limpa, cozinha, fornece, compartilhar”. Isto é um ritual , e um ritual sagrado. (Gol revista- março 2013)

Thiago Castanho diz “ Não é só uma mistura de ingredientes. A história por trás de cada prato me fascina” (Gol, revista - março 2013). Isto é alimentar na tradição mesmo que estes chefes não o digam.

Alimentar acreditando ser um ato sagrado, inclui pensar na história do alimento, na produção e no destino da alimentação, entender a cadeia alimentar mesmo que doa matar o animal, mas por isto mesmo agradecer e rezar (Ndanlakata -2013).

Sentar em circulo e manter o circulo numa hierarquia horizontal. Estar cada um ao lado do outro, mas recebe primeiro o alimento o que mais contribui em tempo e trabalho para aquele coletivo e assim sucessivamente. Agindo desta forma ensina-se que de nada adiantaria os mais jovens vivos sem a sabedoria dos mais velhos. Esta é a forma mais sútil de ensinar o respeito aos mais velhos. Entender que sem eles não sobreviveríamos. Exatamente como no avião. Se houver pane primeiro coloque o oxigênio em você para poder ajudar o outro que precisa.
Enquanto os mais velhos alimentam-se , eles contam quem contou para eles e como os ancestrais faziam , daí os mais jovens conhecem estes e os que passaram e podem apontar mudanças. Ouçam as vozes de algum destes mais velhos. “Os grãos eram plantados, colhidos, secados, pilados. Assim ainda podemos fazer para grupos que acreditam numa plantação que não sugue a terra, que não explore os trabalhadores. Assim pode ser: planto para alimentar ou para sobreviver sem ter um lucro demasiado”.( Mametu Loabá- SP 2005).

“As carnes eram armazenadas por pouco tempo no sal quando não tinha refrigerador. Daí não ter a necessidade de usinas hidroelétricas, no tempo que não tinha luz elétrica”. ( Ya Vera Soares- RS 2008). “A tradição tem um dia na semana , sexta feira em alguns lugares no domingo que as pessoas vestem branco e não comem carne vermelha, não derramam sangue. Aqui se pode trabalhar a necessidade de se ingerir carne como peixe rica em triptofano”.(Mametu Ndandalakata- SP- 2008).

“A tradição usa o azeite de dendê. O dendezeiro que é utilizado para cobrir as casas, como baqueta para bater nos tambores, que tem o óleo. Óleo vegetal sem gordura trans e com a mesma caloria dos óleos vegetais”. ( Madrinha Iraildes- SP-2012).
“Que do dendê se retira a graxa, uma graxa que tem de ser usada em todo maquinário que trabalha com alimentos”. ( Waldemar- SP 2011).
“Que o óleo de dendê quando aplicado sobre equipamentos como facas, materiais de madeira impermeabiliza e protege de micro-organismos”.( Mãe Nalva-RN 2012).
“Que nossos alimentos são temperados a base de especiarias e tem pouquíssimo sal. Que a cebola é um potente diurético”. ( Makota Kiasandembu RN 2012).
“Que usamos pouquíssimo açúcar, na verdade nem precisamos pois o nosso açúcar na maioria das vezes é a frutose do mel e das frutas que obtinha-se na floresta”.( Mãe Lucia – RN -2012).
“Que rezamos muito para nos alimentar e alimentar o outro. Rezamos pelo alimento, seja ele animal ou vegetal. Rezamos por nós estar vivo, por existir a água, a terra e o fogo que nos permite estar produzindo e reproduzindo o alimentar.” ( Mona Rikumbi – RN 2012).

“Que nesta tradição as mulheres plantam, criam e preparam o alimento porque nossa energia multiplica , reproduz conhecimento através desta prática”.( Mametu Ndandlakata – 2005- SP).
“O Alimentar na tradição de matriz africana é estruturante dos nossos princípios, compõe o que chamamos de oralidade. Que é muito mais que contar histórias é refazer, e fazer a história com referencia e contra referencia “( Prof. Jayro RS 2012).

“Quando matamos a galinha, pedimos desculpa pela necessidade de alimentar o corpo. É isto que rezamos ao cantar. O sangue quente na terra refresca o corpo “( Mametu Ndanlakata- 2013 – SP).
“ Os Povos tradicionais de matriz africana conhecem a boca da terra! É lá que colocamos tudo que ofertamos a natureza, a terra” ( mãe Nalva- RN- 2012).

“ Tradição africana tem hierarquia, tem funções, tem quem mata, quem reza. Nós somos detentores de uma assepsia tradicional, onde inclue ervas, o dendê. De forma que se a pessoa não está preparada e não é reconhecida pela comunidade não pode produzir ou beneficiar o alimento”.

* Kota Mulanji - Regina Nogueira, médica pediatra, conselheira do Consea, é coordenadora nacional do Fonsanpotma - Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. Este texto foi construído no Encontro Nacional do Fonsanpotma – Natal 2012 e as colocações são resgate de tradição oral de encontros e diálogos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª