Pular para o conteúdo principal

Pimentão, morango e pepino são campeões em contaminação






 
Olhe bem para eles: o pimentão, o pepino e o morango são os vilões do momento. Na lista divulgada esta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária os três aparecem como os campeões em contaminação por agrotóxicos. Mas você aí em casa sabe exatamente o que são os agrotóxicos?

A especialista em vigilância sanitária em alimentos Hilda Barros explica: “São substancias químicas que, na realidade, têm o papel de não deixar que o alimento seja consumido por insetos, pelas pestes da agricultura. Essa é a função dos agrotóxicos”.

A análise feita em 25 estados e no Distrito Federal revelou que vários legumes, frutas e verduras comuns na mesa do brasileiro também estão com níveis elevados de agrotóxicos.

“Pode causar câncer. Afeta ao fígado, afeta a hipófise, hipotálamo, todas as glândulas sexuais. A população deve não se preocupar, mas se cuidar mais”, diz Hilda Barros.

Além do pimentão, do morango e do pepino, também estão no ranking o alface, a cenoura, o abacaxi, a beterraba, a couve, o mamão e o tomate. Mas o estudo também trouxe boas notícias. Os níveis de contaminação da batata caíram para zero.

Um dos dados mais alarmantes dessa pesquisa é que quase um quarto das amostras continha agrotóxicos proibidos ou sem regulamentação no Brasil. “É um sinal de alarme, de alerta, que as autoridades devem investigar”, afirma Hilda Barros.

Esse resultado deixou muita gente preocupada. Uma senhora quer saber se deve parar de comer pimentão. Hilda responde: “Parar de comer eu não diria. Se for somente como tempero eu não vejo impedimento”. Ou seja: pimentão, só em pequenas quantidades.

Na hora de limpar os alimentos, cada um tem o seu jeito. Há quem lave com detergente e quem deixe na água com bastante vinagre, para depois lavar de novo. Mas existe uma dúvida: será que a forma escolhida é suficiente?

O Fantástico está aqui para ajudar. Chegou a hora de acabar com as dúvidas de uma vez por todas!

Uma senhora quer saber se a cor clara na uva, em cima, é algum indício da presença de agrotóxicos. “Não, não é. Isso tem a ver com o tipo de uva que ela é, não é indicativo que tenha ou que não tenha agrotóxico”, esclarece Hilda Barros.

Outra mulher pergunta: “Quando o alimento está mais brilhoso, está mais bonito,quer dizer que ele tem mais agrotóxico?”

“Nem apalpando, nem observando pela cor, nem pelo aroma, nem pelo sabor. Infelizmente, nenhum dos nossos sentidos pode identificar se tem ou não tem agrotóxico”, alerta Hilda Barros.

E descascar, garante que a fruta fique livre do agrotóxico? “Descascar não retira o agrotóxico, porém minimiza”, afirma Hilda.

Lavar os legumes com sabão potencializa o efeito do agrotóxico? “Não é indicado lavar com sabão os alimentos. O ideal é que se faça higienização e sanitização com hipoclorito de sódio”, ensina Hilda. É a boa e velha água sanitária.

Os alimentos orgânicos estão completamente livres de agrotóxicos? “Se os alimentos são orgânicos certificados, sim”, diz Hilda. A certificação dos alimentos orgânicos tem que aparecer na embalagem.

E aí vão três passos simples que ajudam a diminuir a concentração de agrotóxicos das suas frutas, verduras e legumes:

1) Lavar em água corrente.

2) O passo dois é deixar o alimento de molho na água da torneira por 40 minutos. Mas atenção: “É importante que nunca se misture frutas e legumes”, diz Hilda Barros. E outro detalhe importante: “Não se deve cortar o alimento ou tirar qualquer proteção. Ele deve ser colocado na vasilha inteiro”, acrescenta ela. Com casca e tudo.

3) Quarenta minutos depois, o passo número três: “Retire os alimentos e coloque em outra vasilha. É mais fácil para a dona de casa, que ela pode usar a água sanitária e para um litro de água, uma colher de sopa. Aguardar 20 minutos e pronto. Já pode utilizar para consumo”, explica Hilda.

“Não é possível que a gente zere a quantidade de agrotóxicos em casa. Isso somente no campo, com boas práticas de agricultura”, garante Hilda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e