Pular para o conteúdo principal

Cadastro pretende facilitar compra de alimentação escolar

Para facilitar a compra e venda de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai disponibilizar, no primeiro semestre de 2012, um cadastro geral de compradores e fornecedores. O anúncio foi feito pelo delegado do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes, durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (1º/12/11).
Segundo Alcides Guedes, o Ministério está desenvolvendo três plataformas virtuais para conectar os integrantes do setor. Uma vai conter o cadastro de produtores da agricultura familiar, para que possam oferecer seus produtos para a alimentação escolar. Outra plataforma vai disponibilizar a lista dos que precisam comprar e quais são os produtos a serem adquiridos; e a terceira plataforma contará com fornecedores de insumos da agroecologia, como adubos mais naturais.
Além dos cadastros, o delegado informou que o Ministério vai firmar convênio com a Secretaria de Estado de Educação para criar estrutura para armazenar os alimentos. Conforme o autor do requerimento para a audiência, deputado Rogério Correia (PT), o objetivo era fazer um balanço da efetividade da Lei Federal 11.947, de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar. A norma estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos Estados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do  Progama Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser destinados a compras de produtos da agricultura familiar.
A falta de conhecimento da legislação e de assistência técnica foram apontadas como alguns dos obstáculos à legislação. O presidente da Comissão de Educação, deputado Bosco (PTdoB), comentou que no Alto Paranaíba é comum que os produtores passem por dificuldades por desconhecimento da lei, o que contribui para que fiquem na informalidade e não possam participar do PNAE.
Para o representante do PNAE, Élido Bonomo, faltam equipes de agrônomos, advogados e nutricionistas para orientar o poder público local. De acordo com Élido, que é coordenador do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no próximo ano será desenvolvido um projeto com superintendentes regionais e diretores de escola, com o objetivo de abordar o enfrentamento das dificuldades para adquirir alimentos da agricultura familiar.
Representantes pedem mais infraestrutura para escolas e recursos do Estado

O coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Juseleno Anacleto da Silva, destacou que muitas escolas perdem os alimentos devido à falta de espaço para guardá-los. Ele reforçou a necessidade de mais técnicos para ajudar os agricultores e defendeu que a lei seja mais bem divulgada para que os envolvidos saibam se beneficiar dela.
A dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Feliciana Saldanha, afirmou que a alimentação escolar é muito importante porque, em muitos casos, é a única refeição que o estudante faz no dia. Ela cobrou que, além de usar os recursos repassados pela União, o Estado faça mais investimentos na compra de produtos de pequenos produtores para a merenda escolar .
Outras ações para 2012 -
Conforme o subsecretário de Estado de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, o Governo de Minas discutiu este ano formas de colocar a lei federal em prática e o Plano Pluarianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015 contém um programa estruturador para isso. Gadelha explicou que trata-se do “Cultivar, Nutrir e Educar”, que envolve três secretarias de Estado: a de Educação, a de Saúde e a de Agricultura. Dentre as ações previstas no programa está a qualificação de estabelecimentos de agricultura familiar no Estado, onde há cerca de 430 mil empreendimentos que envolvem 720 mil pequenos produtores.
Analfabetismo -
A comissão aprovou requerimento da Comissão de Participação Popular, para realizar audiência conjunta com o objetivo de debater as estratégias para a erradicação do analfabetismo no Estado. Os deputados também aprovaram a formulação de manifestação de aplauso ao curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), a pedido do deputado Doutor Viana (DEM). O parlamentar também solicitou reunião para a entrega de diploma alusivo à homenagem. A data ainda será definida.


FONTE: ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª