Pular para o conteúdo principal

17 ANOS DO CONSEA-MG EM DEFESA DA DEMOCRACIA






O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais – CONSEA-MG vem a público manifestar sua posição diante do quadro político atual. Somos representantes da sociedade e do governo, mineiros comprometidos com a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada através de politicas públicas que promovam sustentabilidade, soberania e segurança alimentar e nutricional.
 Somos testemunhas e construtores do projeto político que sobre as bases da democracia, dos direitos humanos, da participação social e do protagonismo dos movimentos e organizações sociais, tirou o Brasil do mapa da fome da ONU, retirou 36 milhões brasileiros da extrema pobreza e está permitindo que a população historicamente excluída tenha acesso não apenas aos meios básicos de sobrevivência, mas à cidadania que garante a vida plena. 
Para prosseguirmos nos avanços sociais é necessário também que o governo adote políticas econômicas que privilegie a manutenção dos direitos dos trabalhadores e do emprego e a ampliação e efetiva aplicação dos recursos públicos nos programas que geram renda com inclusão social e segurança alimentar, exemplificadas pelas das ações de economia popular solidária, apoio à agricultura familiar como o PAA e PNAE, reforma agrária e agroecologia. 
Dos muitos avanços que o Brasil precisa fazer, está ainda a ampliação da democracia e o fortalecimento das instituições públicas, colocando-as a serviço do povo e livrando-as de vícios históricos como a corrupção, endêmica em nosso país. 
Preocupa-nos no momento atual que ocupantes de instituições públicas que deveriam primar pelo respeito às leis e manutenção do Estado de Direito, a pretexto do necessário combate à corrupção, estejam investindo na desestabilidade política, incitando ódio e colocando em risco as conquistas sociais nos últimos anos. Não defendemos governantes ou partidos políticos, mas nos colocamos ao lado das forças democráticas que se organizam nesse momento contra as tentativas sem fundamento jurídico de interrupção do governo democraticamente eleito. 
Dirigimo-nos aos parlamentares e membros do judiciário para que utilizem seus mandatos e cargos na observância dos direitos constitucionais, na manutenção do Estado de Direito e respeito aos princípios democráticos. Convidamos os militantes da soberania e segurança alimentar e nutricional a se engajarem nas mobilizações populares em defesa da democracia e dos direitos sociais.

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais

Belo Horizonte, 12 de abril de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e