Pular para o conteúdo principal

Nota de pesar: Falecimento de Dom Mauro Morelli

É com muita tristeza e imenso pesar que o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - Consea-MG manifesta sua solidariedade pelo falecimento de Dom Mauro Morelli, pessoa ímpar na condução das ações em defesa do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), em Minas Gerais e no Brasil.

Dom Mauro nasceu em 1935 e construiu uma trajetória de luta pela humanidade, em favor do próximo. Foi o primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Entre 1986 a 1990, fez parte do Serviço de Paz e Justiça na América Latina, em Defesa dos Direitos Humanos.

Participou com Herbert de Souza (Betinho) da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida e do Movimento pela Ética na Política, para o combate à miséria e à fome. Entre 2002 e 2006, foi membro e promotor de Nutrição do Comitê Permanente de Nutrição da ONU SCN –UM. Foi o primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para se dedicar integralmente à causa do Direito Humano ao alimento e à nutrição apresentou a renúncia e foi dispensado do Governo Pastoral da Diocese de Duque de Caxias pelo Papa João Paulo II em 2005.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG teve a honra de tê-lo como presidente entre os anos de 1999 a 2016, quando foi atuante na implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável no Estado de Minas Gerais. As ações foram muitas, não sendo possível nesta nota enumerar todas, mas não podemos deixar de destacar a criação do Consea-MG, em 1999, das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) e do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG), em 2001.

Foi responsável pela realização de seis Conferências Estaduais de SANS em Minas Gerais e elaboração dos Planos Estaduais de SAN e pela ampla discussão sobre a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), consolidando o Consea-MG como órgão autônomo e espaço de articulação entre sociedade civil e governo.

Implementou o Programa Mutirão pela Segurança Alimentar e Nutricional (PROSAN) e vários programas de informação da situação nutricional da população (Sisvan/Secretaria de Estado de Saúde), bem como programas de alimentação escolar e segurança alimentar da população vulnerável (quilombolas e indígenas).

Foi responsável pela institucionalização de SAN no estado, com a aprovação e publicação da legislação concernente ao tema. Fortaleceu a implementação do PAA e do PNAE em Minas Gerais. Realizou oficinas municipais para a criação de Sistemas Municipais de SANS. Participou no Comitê Estadual da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

É uma trajetória de luta incansável pelos que sofriam as mazelas da fome. Que sua luta não seja em vão. Estamos consternados com essa perda, mas sigamos o seu exemplo, sejamos resilientes para manter o legado por ele construído. Sua presença será mantida e respeitada em suas obras.

Dom Mauro, sempre Presente!
Belo Horizonte-MG, 09 de outubro de 2023.
Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª