Pular para o conteúdo principal

Mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado de Minas Gerais estiveram reunidos entre os dias 25 a 27 de outubro de 2023 para a 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (8ª CESANS-MG), em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Participantes da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada entre os dias 25 a 27 de outubro, em Caeté. Foto: Josicleia Vieira. 

Com o tema “Por Democracia com Comida de Verdade, Produção Sustentável e Soberania Alimentar”, a 8ª CESANS-MG vem sendo construída desde o início do ano pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), por meio da mobilização e realização de conferências municipais, microrregionais e regionais em todo o estado.

A Mesa de Abertura da atividade contou com a participação de parlamentares e seus representantes, integrantes do Ministério e da Defensoria Pública de Minas Gerais, da Presidenta do Consea-MG, Simone de Faria Narciso Shiki, e de gestores do Governo Estadual e Federal. Logo após a solenidade inicial, as delegadas e os delegados assistiram um vídeo em homenagem a Dom Mauro Morelli, que foi presidente do Consea MG entre os anos de 1999 a 2016 e faleceu este ano. 

A presidenta do Consea-MG, Simone de Faria, destacou a presença do Ministério Público e da Defensoria Pública na mesa de abertura, evidenciando que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um direito adquirido pelos cidadãos e cidadãs do país. Simone enfatizou a importância do alinhamento entre as esferas públicas estadual e municipais para potencializar as ações políticas, bem como a busca dos movimentos sociais pelo apoio no fortalecimento de suas ações: “A presença de três representantes federais, um do Consea e dois do poder público (executivo e legislativo), denotam a relevância da temática para o nível federal, demonstrando que as políticas e programas federais estarão direcionados para garantir o DHAA (Direito Humano à Alimentação Adequada)”.

Mesa de Abertura da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, no dia 25 de outubro. Foto: Lívia Bacelete.

O delegado e conselheiro do Consea-MG, Edilson de Rezende Costa, da região do Triângulo Norte (Uberlândia-MG), também enfatizou a importância da retomada na luta pelas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Ainda na programação do primeiro dia, o coordenador geral do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), Alexandre Arbex, proferiu uma palestra sobre o Sistema e as estratégias intersetoriais para a garantia do direito à alimentação.

A programação do segundo dia foi dedicada aos eixos temáticos da Conferência, sendo eles: I) Produção de Alimentos em Minas Gerais; II) Fortalecimento Popular e Comunitário em Segurança Alimentar e Nutricional no Sisan; e III) Combate à Fome e à Miséria como Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas e Inclusão Social. Pela manhã, as delegadas e os delegados participaram de palestras preferidas pela professora Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa; professor Márcio Carneiro dos Reis, da Universidade Federal de São João del Rei; e pela mestranda da UFMG/UNIMONTES, Joaquina Júlia Martins.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos para definir as propostas que irão compor o VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais. Nos grupos, também se escolheu as propostas que serão enviadas à 6ª Conferência Nacional de SAN.

Delegadas e delegados da Conferência Estadual definem as propostas que irão compor o VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais e que serão enviadas à 6ª Conferência Nacional de SAN.  Foto: Lívia Bacelete.

Segundo a assessora-chefe de Segurança Alimentar da Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), Joana Brant, os pontos principais da 8ª CESANS foram as palestras que nortearam e atualizaram as discussões nos eixos das conferências. Brant destacou os diálogos nos grupos de trabalho, que permitiram discutir e apresentar as principais demandas das conferências regionais para o contexto estadual: “Entendo que é um momento muito importante para embasar a elaboração do VI Plano de SANS, consolidando as contribuições de diversas representatividades”.  

Para a delegada Gilmara Francisca da Silva, de Alfenas, no Sul de Minas, a Conferência Estadual de SANS foi um processo de aprendizagem e conhecimento: “Foi uma experiência boa, de convicção de novas oportunidades e de conhecimentos, trazendo novas oportunidades para nosso município e para o estado de Minas Gerais”. Gilmara ressaltou as propostas apresentadas pela delegação do Sul de Minas que irão integrar o Plano de SANS de Minas Gerais, tais como o não uso dos agrotóxicos, em especial na agricultura familiar, e a importância dos conselhos municipais e estadual de SANS.

Mostra “Trilha de Saberes e Sabores Literários, Científicos e Experiências Temáticas Populares em SANS”, realizada durante a Conferência Estadual de SANS. Foto: Lívia Bacelete.

Durante a Conferência, ainda foi realizada uma noite cultural, animada pelo músico e educador popular, Sebastião Farinhada, e a mostra “Trilha de Saberes e Sabores Literários, Científicos e Experiências Temáticas Populares em SANS”, que visou estimular e divulgar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e Educação Popular em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

No último dia, os participantes apresentaram as propostas dos grupos e votaram na delegação que irá participar da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada entre os dias 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília-DF. A delegação de Minas Gerais será composta por 100 integrantes, sendo 67 membros da sociedade civil e 33 conselheiros governamentais. A atividade foi encerrada com a leitura, pela Presidenta do Consea-MG, Simone de Faria Narciso Shiki, e aprovação da plenária da Carta Política da 8ª CESANS.

Leia AQUI a Carta Política da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais. 


Participantes da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais. Foto: Josicleia Vieira.

Por Lívia Bacelete e Philippe Diogo, conselheiros do Consea-MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª