Pular para o conteúdo principal

Consea MG elege conselheiros do biênio 2023/2024

Durante a 4ª Plenária Ordinária, os novos conselheiros elegeram a presidenta e a vice presidenta que irão conduzir os trabalhos do conselho no próximo biênio. 

O Consea MG realizou sua 4ª Plenária Ordinária de 2022 nos dias 30 de novembro e 01º de dezembro de 2022, em Belo Horizonte. Realizada de forma híbrida, a atividade foi marcada pela transição dos conselheiros do biênio 2021/2022 para a nova composição do Consea com os conselheiros do biênio 2023/2024. 

Confira AQUI a publicação do governo estadual da designação dos conselheiros do biênio 2023/2024.

Durante a plenária, os novos conselheiros elegeram a presidência e vice-presidência do Consea MG no biênio 2023/2024. O momento foi conduzido pelo convidado palestrante Jean Pierre Tertuliano Câmara, que na ocasião era coordenador do Coletivo Nacional de Presidentes (CPCE). Após leitura do regimento e apresentação das propostas interessadas ao pleito, os conselheiro realizaram uma votação, elegendo como presidenta Simone de Faria Narciso Shiki, conselheira do Território Vertentes pelo Programa de Extensão Diálogos de Saberes e Práticas para a promoção da Soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional como Estratégia de Desenvolvimento no Território Vertentes em Minas Gerais, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); e como vice presidenta Darcira de Souza Pereira, conselheira do Território Vale do Aço pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais e Região de Açucena.

Confira AQUI a publicação do governo estadual da designação da presidência e da vice-presidência do Consea MG, biênio 2023/2024.

Segundo a presidenta eleita, Simone de Faria, o país está em momento complicado em termos da herança orçamentária e de retrocessos da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). “No caso do Consea MG, foi feita uma luta de resistência e avanços que nos dá muita força. Além disso, a configuração política para 2023 é de muito trabalho na direção de retirar o país do mapa da fome de novo”, explica.

Ela explica que os retrocessos foram intensificados pela pandemia e agora é preciso fortalecer as ações de SAN, que estão atreladas a uma rede complexa de dimensões que passa pela economia, pelo respeito ao meio ambiente, pelo resgate e fortalecimento cultural, pelo equilíbrio territorial, pelo social, pela ocupação ordenada até a formação de mercados de circuito curtos, entre outras. “Os principais desafios estão na promoção de políticas intersetoriais, vinculando as áreas da assistência social, saúde, educação, agropecuária, cultura, economia, ligando o direito à alimentação adequada aos outros direitos assegurados na Constituição Federal, com o apoio dos movimentos sociais e do setor público”, conclui.

A programação da Plenária também contou com a composição das comissões permanentes (CPs) e suas coordenações para o próximo biênio. A CP Povos e Comunidades Tradicionais será coordenada por Wellington Donizete Marques de Lima, mais conhecido como Leon, que é conselheiro do Território Triângulo Sul; a CP Sustentabilidade será coordenadora por Sinthia Luzia de Oliveira, conselheira estadual pela Articulação Mineira de Agroecologia (AMA); e a CP Direito Humano à Alimentação Adequada terá como coordenador Luiz Carlos Gomes Júnior, conselheiro estadual pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. A coordenação da CP CRSANS (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) será eleita após a conclusão das plenárias eletivas das Comissões, em 2023.

As coordenações das CPs junto à presidenta, à vice presidenta e ao Secretário Geral do Consea MG, Henrique Oliveira Carvalho, formam a Mesa Diretiva do Conselho, responsável por coordenar os trabalhos no biênio 2023/2024. 

Segundo a presidenta do Conselho no biênio 2021/2022, conselheira regional pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Renata Siviero Martins, a nova gestão vai atuar em um cenário nacional mais esperançoso com a eleição do presidente Lula. “Há uma certeza de que a luta continua, pois foram muitos os desmontes e retomar a pauta da SAN será desafiador diante da força e da proporção do agronegócio neste país”, afirma. Siviero destaca que no cenário estadual os desafios continuam os mesmos: “Na minha avaliação, o governo Zema não tem a Segurança Alimentar e Nutricional como uma de suas prioridades, portanto as conselheiras e os conselheiros desse biênio deverão estar atentos aos encaminhamentos que este governo dará no estado”.

A Plenária também contou com momentos de apresentação das ações e atividades realizadas no biênio 2021-2022 pelo Consea MG e pelas Comissões Permanentes do Conselho, bem como análise de conjuntura sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Combate à Fome e uma formação sobre o papel do Controle Social do Consea MG.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª