Pular para o conteúdo principal

CONVITE BANQUETAÇO MG

Convidamos a todas instituições da sociedade civil, ativistas, militantes, artistas, agricultores e agricultoras familiares, gestores e técnicos da administração pública, conselheiros de todas as áreas de políticas públicas a participarem do Banquetaço-MG que ocorrerá em Belo Horizonte no dia 27 de fevereiro, na véspera da votação da Medida Provisória 870 pelo Congresso Nacional.

O presidente da república, em seu primeiro dia de mandato, editou a MP 870, que altera as atribuições e a estrutura dos ministérios e dos órgãos ligados à Presidência da República. Por meio dela, é proposta a revogação de alguns itens da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN, Lei 11.346/200), que criou o SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e estabeleceu o Consea - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional como instância fundamental de diálogo com a sociedade. A revogação de tais itens provoca, na prática, a extinção do Consea, que até então atuava como órgão de assessoramento à Presidência da República, propondo e exercendo controle social na formulação, execução e monitoramento das políticas de segurança alimentar e nutricional.

Apesar de a Medida Provisória ter entrado em vigor imediatamente após sua publicação, é necessária aprovação pelo Congresso Nacional. Por isso, estamos em luta para que o Consea permaneça sendo a voz da sociedade nos processos decisórios relacionados ao direito à alimentação digna, justa e consciente no Brasil; cobrando que o Estado cumpra o dever constitucional de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira.

Fruto da ampla repercussão da MP em setores amplos da sociedade e junto aos setores que atuam com alimentação, gastronomia e consumo consciente, sobretudo na rede de Consea’s estaduais e municipais, há uma movimentação nacional de construção de Banquetaços em diferentes regiões.

O Banquetaço é uma atividade voluntária, plural, com reunião de atores sociais e políticos dispostos a sensibilizar a sociedade para a defesa da reinstalação do Consea como instrumento de defesa intransigente do direito à alimentação saudável e adequada. Em uma atividade pública, com montagem de uma mesa farta de “comida de verdade”, a atividade contará com atos artísticos, culturais e políticos para a sensibilizar a população sobre o papel e a importância do Consea para a melhoria da qualidade da alimentação e combate à fome.

Em Minas Gerais, nos somamos às mobilizações nacionais em defesa do Consea Nacional e também pelo fortalecimento do Consea-MG, dos conselhos municipais de SAN e da Caisans-MG. O Banquetaço-MG será realizado no dia 27 de fevereiro, debaixo do viaduto de Santa Tereza, das 12h às 18 horas. Queremos disponibilizar uma mesa farta, diversa e saborosa e, além disso, um cardápio cultural e político com muitas atividades culturais, rodas de conversa e oficinas. Para isso, precisamos da sua colaboração! Participe!

Belo Horizonte, 8 de fevereiro de 2019.
Equipe Organizadora do Banquetaço MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª