PLENÁRIA REGIONAL DO NORTE DE MINAS

“todo poder emana do povo, a participação social e o fortalecimento dos conselhos é a chave da esperança” [i]

A Plenária Eletiva do Norte de Minas organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de Minas Gerais debateu, no dia 6 de dezembro de 2016, na cidade de Montes Claros, sobre a importância do controle social e da participação popular para a defesa das políticas públicas e dos direitos da população.

O Presidente do CONSEA, o Sr. Élido Bonomo palestrou sobre o contexto nacional e as ameaças aos direitos sociais, a resistência e o fortalecimento das políticas públicas de SANS e o papel do Estado e dos municípios na consolidação desses direitos. Segundo ele, o fortalecimento do SISAN é uma estratégia fundamental para fortalecer a articulação entre as esferas de governo e da sociedade civil para garantia da comida de verdade no campo e na cidade.

A Secretária Executiva da CAISANS-MG, a Sra. Beatriz Leandro de Carvalho dissertou sobre a importância da organização do SISAN nos municípios e região. Falou sobre a estratégia de articular o trabalho da segurança alimentar com as atividades do Fórum Regional de Governo e ainda sobre o processo de construção do 3º plano estadual de SANS. Segundo ela, o plano toma como base as deliberações da 6ª CESANS e também as demandas priorizadas nos fóruns regionais.

Para o presidente do COMSEA Montes Claros, Sr. Militão José dos Santos, a participação da sociedade civil é o rumo para contribuir com a política de segurança alimentar e nutricional.

Leninha representante da AMA e do CAA, dialogou sobre a luta da população do município de Montes Claros para reabrir o restaurante popular. Além disso, defende a remobilização da sociedade civil para fortalecer a segurança alimentar em toda a região. “É fundamental entender soberania e o direito humano à alimentação enquanto pressupostos fundamentais para a garantia da cidadania”.

Participaram da plenária 32 pessoas representantes dos municípios de Montes Claros, Francisco Dumont, Janaúba, Itacambira, São João do Pacuí e Jequitibá.

Participaram ainda o Secretário Executivo do Fórum Regional, o Sr. Sued Kenned Parrela Botelho a Diretora Regional da SEDESE, a Sra. Maria Soledade Queiroz Almeida Carvalho, a Secretária Adjunta da Agricultura Familiar de Montes Claros, a Sra. Helena Alves de Oliveira Filha, e o Sr. Renato Marcelo Nunes Rocha, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros. 

Entre os encaminhamentos, foram definidos:1) formada uma comissão de mobilização para a próxima plenária, composta pela Leninha, Helena, Josiane e Cleide. Além disso, todos os presentes se comprometeram em contribuir na mobilização; 2) indicativo do mês de março para a próxima plenária.



Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2016.

Responsáveis pelas informações: Leo Koury e Cida Miranda




[i] Leonardo Koury, Superintendente de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário 

Nenhum comentário: