Pular para o conteúdo principal

PLENÁRIA REGIONAL DO NORTE DE MINAS

“todo poder emana do povo, a participação social e o fortalecimento dos conselhos é a chave da esperança” [i]

A Plenária Eletiva do Norte de Minas organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de Minas Gerais debateu, no dia 6 de dezembro de 2016, na cidade de Montes Claros, sobre a importância do controle social e da participação popular para a defesa das políticas públicas e dos direitos da população.

O Presidente do CONSEA, o Sr. Élido Bonomo palestrou sobre o contexto nacional e as ameaças aos direitos sociais, a resistência e o fortalecimento das políticas públicas de SANS e o papel do Estado e dos municípios na consolidação desses direitos. Segundo ele, o fortalecimento do SISAN é uma estratégia fundamental para fortalecer a articulação entre as esferas de governo e da sociedade civil para garantia da comida de verdade no campo e na cidade.

A Secretária Executiva da CAISANS-MG, a Sra. Beatriz Leandro de Carvalho dissertou sobre a importância da organização do SISAN nos municípios e região. Falou sobre a estratégia de articular o trabalho da segurança alimentar com as atividades do Fórum Regional de Governo e ainda sobre o processo de construção do 3º plano estadual de SANS. Segundo ela, o plano toma como base as deliberações da 6ª CESANS e também as demandas priorizadas nos fóruns regionais.

Para o presidente do COMSEA Montes Claros, Sr. Militão José dos Santos, a participação da sociedade civil é o rumo para contribuir com a política de segurança alimentar e nutricional.

Leninha representante da AMA e do CAA, dialogou sobre a luta da população do município de Montes Claros para reabrir o restaurante popular. Além disso, defende a remobilização da sociedade civil para fortalecer a segurança alimentar em toda a região. “É fundamental entender soberania e o direito humano à alimentação enquanto pressupostos fundamentais para a garantia da cidadania”.

Participaram da plenária 32 pessoas representantes dos municípios de Montes Claros, Francisco Dumont, Janaúba, Itacambira, São João do Pacuí e Jequitibá.

Participaram ainda o Secretário Executivo do Fórum Regional, o Sr. Sued Kenned Parrela Botelho a Diretora Regional da SEDESE, a Sra. Maria Soledade Queiroz Almeida Carvalho, a Secretária Adjunta da Agricultura Familiar de Montes Claros, a Sra. Helena Alves de Oliveira Filha, e o Sr. Renato Marcelo Nunes Rocha, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros. 

Entre os encaminhamentos, foram definidos:1) formada uma comissão de mobilização para a próxima plenária, composta pela Leninha, Helena, Josiane e Cleide. Além disso, todos os presentes se comprometeram em contribuir na mobilização; 2) indicativo do mês de março para a próxima plenária.



Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2016.

Responsáveis pelas informações: Leo Koury e Cida Miranda




[i] Leonardo Koury, Superintendente de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e