Era uma vez… o futuro da alimentação e a agricultura



FAO convida crianças e adolescentes de todo o mundo a usar a criatividade para desenvolver o tema do Dia Mundial de Alimentação 2016 por meio de desenhos e vídeos
A FAO convida as crianças de todo o mundo para participar de um novo concurso mundial de vídeos e desenhos. A ideia é que as crianças ajudem a ressaltar como as mudanças climáticas tornam ainda mais difíceis o desafio de alimentar a uma crescente população mundial e o que podemos fazer todos juntos para superar esse desafio.
As estimativas indicam que o número de habitantes do planeta vai superar os nove bilhões de pessoas em 2050, e a FAO estima que a produção mundial de alimentos vai ter que aumentar em 60% para poder atender as novas demandas alimentares. Por outro lado, os pequenos agricultores familiares do mundo – que produzem a maior parte dos alimentos que consumimos – estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados a uma meteorologia adversa relacionada às mudanças climáticas.
Por esse motivo a FAO escolheu “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”, como tema do Dia Mundial da Alimentação 2016 (DMA 2016), celebrado em 16 de outubro.  
O concurso de desenho e vídeos do Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo dar as crianças, a oportunidade de explorar esse tema e expressar suas ideias sobre a relação entre as mudanças climáticas, os alimentos que comemos e as causas da fome, além de compartilha-las com outras pessoas.
Para as crianças e adolescentes – entre 5 e 19 anos – a FAO encoraja a aprender sobre o tema do DMA 2016 e usar a imaginação para desenhar digitalmente ou pintar um quadro. Já os jovens entre 13 e 19 anos – caso prefiram – tem a opção de produzir um vídeo de no máximo um minuto e publicar no YouTube com a hashtag # WFD2016VideoContest.
Para inspirar as crianças e adolescentes, a FAO convidou o conhecido ilustrador e desenhista italiano Lorenzo Terranera para criar um livro de imagens relacionado com o tema. Nessa publicação, as crianças vão reconhecer os personagens de contos favoritos a medida que descobrem soluções para os desafios do clima no mundo encantado.
O prazo para a inscrição termina no dia 30 de setembro de 2016.
Outras informações sobre o regulamento do concurso e como fazer para participar estão disponíveis no site do concurso de desenhos e vídeos do Dia Mundial da Alimentação 2016: www.fao.org/WFD2016-Contest

Dia Mundial da Alimentação  
A FAO comemora todo ano no dia 16 de outubro o aniversário de fundação da Organização em 1945. Mais de 150 países do mundo organizam diversos eventos e a data já é uma das mais destacadas do calendário da ONU.
Links


Nenhum comentário: