quarta-feira, 29 de julho de 2015

1ª e 2ª fases preparatórias da 6ª Conferência Estadual de SANS mobiliza 8 mil pessoas



O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG) realiza, no dia 31 de julho, o “3º Seminário de Capacitação Técnica” que tem como objetivo avaliar os trabalhos desenvolvidos nas conferências municipais e regionais. O encontro será realizado na Casa Santíssima Trindade (Vila Paris, em Belo Horizonte) e é a finalização do ciclo preparatório para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto. 
Desde a publicação oficial da 6ª CESANS, o CONSEA-MG iniciou o processo preparatório, realizando encontros com os conselheiros e dois seminários de capacitação do corpo técnico e parceiros.
A partir dai foram realizadas as conferências municipais e 25 Conferências Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Foram mais de 6 mil pessoas envolvidas nas conferências ou encontros preparatórios municipais para a escolha de representantes para a fase regional.
As conferências regionais aconteceram entre 18 de junho e 27 de julho, abrangendo 259 municípios, reunindo cerca de 2 mil pessoas. Foram realizadas, de forma democrática, eleições para a escolha dos 15 delegados representantes de cada regional que participarão do encontro estadual. 
No processo de organização e realização das conferências regionais, os assessores técnicos contaram com a participação ativa dos conselheiros de todas as regiões do Estado, além do apoio de parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SEDA), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Ruralminas que tiveram uma atuação muito rica e positiva em todos os encontros.   


Organização:

Foi construído um plano de trabalho executado pelas comissões constituídas para o processo de mobilização, definição de metodologia para a elaboração dos documentos, materiais, entre outros.   
As conferências regionais e municipais contaram com textos de apoio que contribuíram para o debate, processo e construção das propostas que serão apresentadas na 6ª CESANS. Foram utilizados os documentos de referência com foco nos quatro eixos norteadores:

Eixo 1: Comida de verdade: avanços e desafios para a conquista da alimentação saudável, adequada, solidária e sustentável e da soberania alimentar de Minas Gerais por meio da adoção de estratégias intersetoriais que  garantam o alcance das Políticas Públicas de SANS.

Eixo 2: Debater as Políticas Públicas enquanto garantia do Direito Humano à Água: perspectivas e desafios.

Eixo 3: Consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SISAN) em Minas Gerais.

Eixo 4: Cultura Alimentar Tradicional dos Povos e Comunidades Tradicionais: produção, beneficiamento, acesso, transporte, racismo e criminalização.   

Conferência:

A 6ª Conferência Estadual de SANS será aberta no dia 21, às 14 horas, no auditório JK, na Cidade Administrativa e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (já confirmada), do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assim como representantes do CONSEA Nacional e outras autoridades além dos delegados eleitos nas conferências. Nos dias 22 e 23, a programação continuará em um hotel da Região Metropolitana de Belo Horizonte.  A previsão é que 450 pessoas participem do evento que escolherá os delegados que representarão o Estado na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá de 3 a 6 de novembro em Brasília.


Nenhum comentário: