Comida é Patrimônio é o
tema da primeira campanha digital, lançada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e
Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Os objetivos da campanha são
estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema
alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário. Assim, o
Fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades
culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e
políticas. Por meio do site oficial e da página no Facebook, o intuito do Fórum
é mobilizar a sociedade
em prol da preservação da biodiversidade e cultura alimentar.
A campanha pretende
provocar essa reflexão a partir de quatro temas:
· Comida é bem material e
imaterial
· Comida é identidade,
memória e afeto
· Comida é dialogo de
saberes
· Modos de viver, produzir e
comer
Nos próximos meses, o
Fórum irá compartilhar em sua página no Facebook uma série de 24 cartazetes
chamados de “pensamento-pimenta”. O conteúdo foi selecionado a partir de
pensamentos de mulheres e homens de diversas áreas de conhecimento, entre as
quais, antropologia, sociologia, nutrição, gastronomia, agricultura, artes e
manifestações de organizações sociais sobre a cultura alimentar. Além dos
cartazetes digitais, serão apresentadas matérias e entrevistas a fim de
proporcionar amplo debate sobre os quatro temas propostos. A construção da
campanha foi realizada em parceria com a Malagueta Comunicação, agência
especializada em conteúdo e relacionamento para a área de Alimentação e Cultura
que assina a identidade visual e a produção dos textos. A mobilização digital
com apoio de membros e parceiros é essencial para o sucesso da campanha. Por
isso, convidamos os
fóruns estaduais para se apropriarem da campanha junto com o
FBSSAN. Este material poderá ser utilizado como subsídio para as
conferências estaduais e municipais.
Como aderir à Campanha?
Os pensamentos-pimenta serão compartilhados na página do facebook
três vezes por semana, e as matérias serão publicadas no site a cada 15 dias.
Quem aderir à campanha, além de compartilhar esse material, pode inserir o
banner da campanha (anexo) e a capa do Facebook (que pode ser utilizada no site
da Instituição parceira/ pessoa física durante o período da campanha). Também
está prevista a realização da roda de conversa virtual Diálogo de Sabores para
debater os temas da campanha, com a participação de convidados especiais. O
evento será divulgado com antecedência no site e facebook do FBSSAN.
O público poderá
participar respondendo às perguntas: “Que alimentos (não) estamos comendo?” e
“Quais alimentos devemos preservar?”. Podem ser enviadas em forma de textos,
fotos e vídeos para o e-mail secretariafbssan@gmail.com ou por mensagem
para o Facebook do Fórum. As respostas mais criativas serão integradas à
campanha. O FBSSAN convida seus membros e parceiros a aderirem à campanha,
divulgando em suas redes (site, facebook).
Para
participar da campanha, acesse www.facebook.com.br/fbssan
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