Pular para o conteúdo principal

ECA faz 30 anos


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 30 anos. A Lei nº 8.069/1990, assinada no dia 13 de julho de 1990, estabeleceu os direitos e deveres de crianças e adolescentes reconhecendo-os como sujeitos que gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral.

O Consea - MG a convite da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da ALMG, concorda com o manifesto construído de forma coletiva e colaborativa confiantes na efetiva garantia de uma vida com dignidade, bem-estar e desenvolvimento pessoal e social para as crianças e adolescentes mineiras, e que contribuirá com os alicerces de um Estado melhor para as futuras gerações.

É  dever da Família, Sociedade e Estado assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Segundo o conselheiro Leonardo:
“A defesa da alimentação saudável para crianças e adolescentes, além de cumprir a lei, fortalece a convivência com a natureza e uma outra cultura alimentar que valoriza os aspectos nutricionais dos alimentos e a forma com que são produzidos”.
“Divulgar o Guia Alimentar para a População Brasileira, valorizar a Educação Alimentar entre outras ações e Nutricional são as saídas para também construir o ECA no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional”
 (Leonardo Koury – Conselheiro do Consea e Assistente Social, Belo Horizonte, Julho de 2020)


Para Aline,  assistente Social:


“O reordenamento das políticas sociais e programas de atendimento aos preceitos contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA constituem-se um imperativo para toda sociedade. Entretanto, como a modificação da lei não garante a imediata transformação da realidade, esta serve, para a gradual mudança de paradigma do modo de pensar a infância e a adolescência, garantindo-lhes um novo lugar na sociedade. O trigésimo aniversário é uma oportunidade para garantir que as próximas gerações recebam os direitos que lhe foram prometidos e que os resultados obtidos nos últimos 30 anos sejam preservados.  E mais que comemorar os avanços, precisamos nos unir, fortalecer o SGD e lutar contra o retrocesso”. (Aline Testasicca, Assistente Social, Ouro Preto, Julho de 2020)

O presidente do Conselho, Élido Bonomo, reafirma a importância de se adotar medidas para o combate à desnutrição e à obesidade de crianças e adolescentes, atendendo a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, regida pelo princípio da exigibilidade do direito humano à alimentação adequada, a universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada.

Em Minas Gerais, o CONSEA-MG está sempre atento com esta responsabilidade, seja apoiando e estimulando ações e políticas para garantir os direitos da crianças e adolescentes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª