Pular para o conteúdo principal

Desafio Aceito !



O Consea-MG solicitou aos conselheiros elaborarem textos com ações e informações de SANS realizadas em seus territórios. A partir deste mês de abril e durante todo ano de 2020, teremos textos escritos por todos que aceitaram contribuir com esse novo formato de divulgação das ações de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de Minas Gerais.

Para abrir esse momento, leiam o que nosso conselheiro Leonardo Koury aborda sobre as ações de SANS no território Metropolitano.

Obrigada Leo!


A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR A MOBILIZAÇÃO VISANDO FORTALECER A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA REGIÃO METROPOLITANA E EM TODA MINAS GERAIS

A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi fruto de um novo momento de mobilização e organização política na construção do Direito Humano à Alimentação Adequada para os municípios da RMBH.
Um momento adverso nos direitos da população brasileira, que entre a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional CONSEA e a volta da fome como um grande cenário social trouxe diversas entidades e representações para o debate.
Neste momento, as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional CRSAN puderam oxigenar os olhares acerca deste direito e propor pactuações e perspectivas no território.
A CRSAN Metropolitana conseguiu organizar o maior dos processos democráticos em Minas Gerais. Ao todo 11 municípios tiveram etapas preparatórias, livres, pré conferências e conferências municipais e micro regionais, que conjunto a IV Conferência Metropolitana de SAN atingiram 1027 participantes, sendo 59 delegadas/os e 48 observadoras/es na etapa final.
As reuniões não param após a Conferência Estadual, este ano foram duas reuniões, sendo que o plano de ação da CRSAN, grupos de trabalho e apoio aos municípios tem sido a prioridade. Como exemplo no último dia 2 de março, quando a CRSAN através do Conselheiro do CONSEA-MG Leonardo Koury e membro da CRSAN Metropolitana esteve em Ibirité para construir o processo preparatório do novo conselho no município, fruto das etapas de mobilização do ano de 2019.
De acordo com Maria Aparecida de Oliveira Martins, Coordenadora da Comissão Regional de SAN Metropolitana BH, mobilizar o poder público e a sociedade civil visando às políticas de SAN é hoje uma prioridade. Para a Coordenadora é fundamental contar com o apoio dos municípios, especialmente com o objetivo de fortalecer os conselhos de direitos. Para Maria Aparecida, não podemos parar de mobilizar.
Como espaços de articulação, a CRSAN conta com espaços de comunicação virtual, atas encaminhadas por e-mail para toda a mala direta da Conferência, relatórios e discussão junto a atores estratégicos, como os movimentos sociais, os conselhos de categoria profissional, universidades, a Aliança pela Alimentação Saudável, os conselhos municipais e a participação nas plenárias do CONSEA-MG.
As imagens das reuniões que seguem junto à matéria são exemplo de reuniões produtivas em que a Comissão Regional de SAN da Metropolitana BH. Você tem fome e Sede de quê? Lema da conferência metropolitana que continua norteando as ações em prol este direito.
*Matéria e Fotos cedidas pelo conselheiro Leonardo Koury.




Comentários

Daniella disse…
Super importante o fortalecimento dos espaços de controle social nesse contexto de perdas de direitos.

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª