Pular para o conteúdo principal

Desafio Aceito !



O Consea-MG solicitou aos conselheiros elaborarem textos com ações e informações de SANS realizadas em seus territórios. A partir deste mês de abril e durante todo ano de 2020, teremos textos escritos por todos que aceitaram contribuir com esse novo formato de divulgação das ações de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de Minas Gerais.

Para abrir esse momento, leiam o que nosso conselheiro Leonardo Koury aborda sobre as ações de SANS no território Metropolitano.

Obrigada Leo!


A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR A MOBILIZAÇÃO VISANDO FORTALECER A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA REGIÃO METROPOLITANA E EM TODA MINAS GERAIS

A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi fruto de um novo momento de mobilização e organização política na construção do Direito Humano à Alimentação Adequada para os municípios da RMBH.
Um momento adverso nos direitos da população brasileira, que entre a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional CONSEA e a volta da fome como um grande cenário social trouxe diversas entidades e representações para o debate.
Neste momento, as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional CRSAN puderam oxigenar os olhares acerca deste direito e propor pactuações e perspectivas no território.
A CRSAN Metropolitana conseguiu organizar o maior dos processos democráticos em Minas Gerais. Ao todo 11 municípios tiveram etapas preparatórias, livres, pré conferências e conferências municipais e micro regionais, que conjunto a IV Conferência Metropolitana de SAN atingiram 1027 participantes, sendo 59 delegadas/os e 48 observadoras/es na etapa final.
As reuniões não param após a Conferência Estadual, este ano foram duas reuniões, sendo que o plano de ação da CRSAN, grupos de trabalho e apoio aos municípios tem sido a prioridade. Como exemplo no último dia 2 de março, quando a CRSAN através do Conselheiro do CONSEA-MG Leonardo Koury e membro da CRSAN Metropolitana esteve em Ibirité para construir o processo preparatório do novo conselho no município, fruto das etapas de mobilização do ano de 2019.
De acordo com Maria Aparecida de Oliveira Martins, Coordenadora da Comissão Regional de SAN Metropolitana BH, mobilizar o poder público e a sociedade civil visando às políticas de SAN é hoje uma prioridade. Para a Coordenadora é fundamental contar com o apoio dos municípios, especialmente com o objetivo de fortalecer os conselhos de direitos. Para Maria Aparecida, não podemos parar de mobilizar.
Como espaços de articulação, a CRSAN conta com espaços de comunicação virtual, atas encaminhadas por e-mail para toda a mala direta da Conferência, relatórios e discussão junto a atores estratégicos, como os movimentos sociais, os conselhos de categoria profissional, universidades, a Aliança pela Alimentação Saudável, os conselhos municipais e a participação nas plenárias do CONSEA-MG.
As imagens das reuniões que seguem junto à matéria são exemplo de reuniões produtivas em que a Comissão Regional de SAN da Metropolitana BH. Você tem fome e Sede de quê? Lema da conferência metropolitana que continua norteando as ações em prol este direito.
*Matéria e Fotos cedidas pelo conselheiro Leonardo Koury.




Comentários

Daniella disse…
Super importante o fortalecimento dos espaços de controle social nesse contexto de perdas de direitos.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE REPÚDIO DO CONSEA-MG À PARCERIA DO MDS COM AS EMPRESAS COCA-COLA E ARCOS DOURADOS / MC DONALD’S NO ÂMBITO DO SISAN E DAS COZINHAS SOLIDÁRIAS

  Belo Horizonte, 14 de março de 2025 O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, no uso das suas atribuições dispostas na Lei Estadual nº 22.806 de 2017 vem a público apresentar nota que manifesta veemente repúdio às recentes parcerias firmadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com as empresas Coca‑Cola® e Arcos Dorados, operadora da rede de fast-food McDonald’s, visando ao fomento das Cozinhas Solidárias. Tal aliança, que se apresenta como uma iniciativa de inclusão socioeconômica, geração de emprego e combate à fome, revela, na prática, escancarado conflitos de interesse incompatíveis com os princípios e as diretrizes das políticas e dispositivos legais da segurança alimentar e nutricional. CONSIDERANDO: 1. Que o Protocolo de Intenções nº 32/2024, celebrado entre o MDS e a Coca‑Cola®, prevê a implementação de ações de capacitação, inclusão social e ampliação da rede de equipamentos de segurança alimentar, dentre eles as cozinha...

VEM AÍ: PLENÁRIAS ELETIVAS DAS CRSANS

Ocorrerão entre os dias 17 de janeiro e 06 de fevereiro de 2025 nos 17 territórios do estado de Minas Gerais as plenárias eletivas das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). A participação dos atores e atoras envolvidas em ações de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios é fundamental para a capilaridade das ações do CONSEA-MG em todo o estado de Minas Gerais, colaborando para a efetividade das politicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Abaixo segue a relação das plenárias eletivas de cada território, bem como o link para inscrição dos interessados em participar. 17/01/2025 - 16h30 - VERTENTES - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 09h00 - BAIXO E MÉDIO JEQUITINHONHA - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 14h00 - TRIÂNGULO NORTE - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 15h00 - TRIÂNGULO SUL - INSCREVA-SE 21/01/2025 - 19h00 - MATA - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 14h00 - CENTRAL - INSCREVA-SE 22/01/2025 - 18h30 - OESTE - INSCREVA-SE 27/01/2025 - 18h00 - METROPOLITANA - INSCRE...

ENTREVISTA ESPECIAL DE D. MAURO AO COEP

Dom Mauro Morelli é uma figura história na luta contra a fome e a pobreza no país. Na década de 1980, foi bipo de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e liderou várias ações contra o descaso com crianças e adolescentes. “Essa coisa de dizer que criança que morre vai virar anjinho, é um abusurdo”, ressalta. Também participou de lutas pela reforma agrária e teve uma atuação de destaque no Movimento pela Ética na Política, que levou ao impeachment de Fernando Henrique Collor de Mello. “O Movimento   pela Ética aproveitou o momento para dizer que a maior corrupção do Brasil, na verdade, era o modelo de desenvolvimento que concentra renda. O absurdo era ser um grande produtor de alimentos e ter milhões de pessoas passando fome”, acredita. Nesta entrevista, D. Mauro fala de outra experiência igualmente importante na sua trajetória como defensor dos direitos humanos. Ele foi o primeiro presidente do Consea, ainda em sua edição de 19...