Pular para o conteúdo principal

Conheçam os conselheiros e entidades que fazem parte do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais


Lívia Maciel Peres
Conselheira estadual do Consea-MG - ACELBRA - Associação dos Celíacos do Brasil - Seção Minas Gerais

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui Especialização em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional (VP). Tem experiência em Nutrição nas áreas de Alimentação Coletiva, Alimentação Escolar e Nutrição Clínica.



Associação dos Celíacos de Minas Gerais – Acelbra-MG




A Associação dos Celíacos do Brasil - Seção Minas Gerais (Acelbra-MG), fundada em julho de 1997, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como um dos principais objetivos lutar para que celíacos tenham mais saúde e melhor qualidade de vida. Este trabalho é feito no sentido de orientar, informar, treinar e capacitar familiares profissionais de saúde/educação e a população em geral, sobre a doença celíaca.
A doença celíaca (DC) é uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten, em pessoas geneticamente predispostas. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, por exemplo, o malte. Quando celíacos comem glúten o corpo dispara uma resposta imunológica que ataca o intestino delgado e todo o organismo pode ser afetado. Esses ataques levam a danos nas vilosidades intestinais, impedindo a absorção adequada de nutrientes, ocasionando uma série de outras complicações. Existem mais de 300 sintomas ligados à DC e, se não tratada pode levar ao desenvolvimento de linfoma maligno e até a morte. Os sintomas podem variar de um indivíduo para outro e desencadear em qualquer faixa etária.
O único tratamento disponível, até agora, é a dieta totalmente livre de glúten, por toda a vida, requerendo cuidados especiais no consumo e preparo dos alimentos, sem a contaminação cruzada.
Outro importante objetivo da Acelbra-MG é também efetuar o cadastro de associados dos celíacos de Minas, para sabermos quem são, onde estão e, em resposta, aproximar a comunicação entre ambas as partes com acolhimento e orientações que se fizerem necessárias. Na mesma proporção, a Associação incentiva para que familiares também façam os exames de rastreamento para DC, uma vez que o diagnóstico precoce é a melhor opção para controle e tratamento da doença. O cadastramento de celíacos, no estado e no país, é fundamental para que se possa mapear a Doença Celíaca.
A Acelbra-MG realiza diversas atividades e eventos para divulgar a Doença Celíaca e a importância de reconhecer e incluir pessoas com restrição ao glúten. Para isso, são feitas capacitações, treinamentos, palestras, oficinas culinárias, mostra de alternativas alimentares, entre outras.
Este trabalho é extensivo aos estabelecimentos de ensino, com finalidade de orientar o acolhimento da criança/adolescente com necessidade alimentar especial na escola, visando cuidar e assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHHA), incentivando a promoção da alimentação saudável, com a “Comida de Verdade” e, se possível, da agricultura familiar, rural ou urbana.
Na luta por políticas públicas específicas, a Acelbra-MG tem uma representante no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais.

Informações: www.acelbramg.com.br - acelbramg@hotmail.com - Tel.: (31) 3421-9768



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª