Lançamento da cartilha pela implentação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos

A cartilha informativa sobre o Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (Pronara), foi elaborada como parte do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, seu objetivo é dar visibilidade ao Programa e cobrar sua efetiva criação pelo governo. O material foi produzido pela ANA em parceria com várias redes da sociedade civil que atuam sobre o tema, e teve o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Após a aprovação na CNAPO, o Pronara seguiu para avaliação pelos ministérios envolvidos com a temática, à ocasião com previsão de lançamento em três meses. Entretanto, a proposta não avançou como previsto – e corre o risco de ser engavetada caso a sociedade brasileira não cobre firmemente a sua publicação e implementação.

Com esta publicação, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) buscam ampliar o conhecimento e a conscientização pública sobre o tema, trazendo uma síntese de algumas das medidas contidas em cada eixo do Programa. Apresentadas de forma simples e ilustrada, as propostas citadas na cartilha indicam a importância que tem o Programa como um todo, contribuem para seu estudo e compreensão e também revelam o quão importante é a sociedade se mobilizar para cobrar a sua implementação: PRONARA JÁ!

(*) A versão completa do PRONARA, cujo mérito foi aprovado pela CNAPO em 08 de agosto de 2014, está disponível para download em: https://fase.org.br/wp-content/uploads/2015/04/cartilha_PRONARA_final.pdf

Fonte: http://www.agroecologia.org.br  

Nenhum comentário: