Pular para o conteúdo principal

Emater-MG apoia inserção de agricultor em processo de produção agroecológica

Novo sistema de cultivo colabora para o desenvolvimento sustentável da região e estimula o comércio justo
                                                                                                  FOTO: ARQUIVO
Um agricultor familiar do município de Fronteira, no território Triângulo Sul, está experimentando uma nova forma de cultivar e comercializar produtos agroecológicos. Com orientação dos técnicos da Emater-MG, Lucas Morais iniciou um processo de produção conhecido como Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Trata-se de um modelo de agricultura solidária em que o agricultor deixa de vender seus produtos para intermediários e conta com a participação de membros consumidores para a organização e o financiamento de sua produção. 
O processo CSA colabora para o desenvolvimento sustentável da região e estimula o comércio justo. Desse modo, os agricultores contam com um recurso garantido para produzir. Isso facilita a atividade e possibilita, ainda, que toda a família receba um valor adequado pelo trabalho. 
A produção agroecológica do agricultor começou em 2012, quando os técnicos locais da Emater-MG de Fronteira e da equipe Verde Minas, do município vizinho de Frutal, organizaram um dia de campo para repassar informações sobre o sistema de produção. A partir daí, com o esforço da equipe da empresa e apoio de parcerias, foram realizadas capacitações, reuniões e visitas técnicas à propriedade, criando um grupo de pessoas sensibilizadas e apoiadoras da iniciativa. 
Hoje, a CSA da região conta com a família de agricultores de Fronteira cultivando produtos orgânicos certificados que são entregues para 80 famílias de cotistas, sendo 90% do município de Frutal. Além da Emater-MG, a CSA conta com o apoio do Instituto Água pra Toda Vida e Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), campus Frutal. Outras duas propriedades estão em processo de transição agroecológica, ou seja, produção com técnicas mais sustentáveis, também com assistência da Emater-MG.
“Esse modelo de produção é transformador, pois fortalece a agricultura familiar e os vínculos comunitários. As pessoas participam ativamente do processo produtivo, cria-se um ambiente rural totalmente sustentável e torna possível a segurança alimentar das famílias envolvidas, pois elas estão vendo de onde vem o alimento que estão consumindo”, afirma a técnica da unidade Verde Minas de Frutal, Elisângela Alves. 
A agroecologia tem como foco conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas, assegurar as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas. O sistema usa espécies ou variedades adaptadas às condições locais de solo e clima, garante uma produção sustentável das culturas, sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente.
“No início, foram muitas as dificuldades em relação ao processo de comercialização, pois as pessoas ainda não têm conhecimento sobre a diferença entre a produção agroecológica e a produção convencional”, diz Elisângela.
Fonte: Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e