Pular para o conteúdo principal

CONSEA-MG entrega moção para o enfrentamento da seca em Minas Gerais






O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), Dom Mauro Morelli, entregou ontem ao Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), uma moção para o enfrentamento da seca em Minas Gerais. O documento foi apresentado durante reunião realizada no Palácio Tiradentes.
Dom Mauro lembrou que as regiões Norte e Vale do Jequitinhonha, onde vivem mais de 3,5 milhões de pessoas, estão sofrendo com uma das piores secas registradas nos últimos 40 anos.

“Temos milhares de famílias passando fome e há uma urgência em se buscar providências para amenizar o sofrimento dessas pessoas. Devemos garantir a essas famílias o direito humano básico que é de se alimentar com dignidade”, comentou.
As recomendações apresentadas no documento entregue ao Comitê, foram deliberadas durante a 1ª Plenária Ordinária do CONSEA-MG que aconteceu no dia 4 de março com a participação das Comissões Regionais de todas as partes do Estado.

Para enfrentamento desta situação, foram apresentadas as seguintes medidas urgentes – de curto, médio e longo prazo – a serem ampliadas com outras estratégias governamentais:

·         Destinar recursos do Fundo Estadual de Erradicação da Miséria (FEM) à aquisição de alimentos para o consumo humano e animal, com apoio da Defesa Civil e o processo de identificação e seleção destas famílias seja com a participação efetiva do CONSEA/MG, por meio de suas Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS).
·         Solicitar da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que dos estoques reguladores de grãos sejam doados alimentos para consumo humano e animal e de sementes.
·         Possibilitar as famílias flageladas acesso aos serviços e políticas públicas, como os Programas Água Para Todos, Cultivar, Nutrir e Educar, Bolsa Verde, Regularização Fundiária, entre outros.
·         Estabelecer parceria com os municípios que tem bancos de alimentos e outros equipamentos de segurança alimentar e nutricional, mapeando e identificando a produção excedente e garantindo a logística de distribuição.


A moção foi acatada pelos representantes do CTSANS durante a sua 1ª Plenária Ordinária, que por sua vez, prometeram tomar providências. Na reunião, foram discutidos ainda o lançamento do  Programa  Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar (PECNE) para este ano e no qual serão contemplados mais 95 municípios das regiões Centro Oeste, Norte, Central e Noroeste; a previsão de lançamento do  Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional sustentável; o Programa Bolsa Verde, o Fomento Florestal, entre outros encaminhamentos.
Estiveram presentes:

Dom Mauro Morelli (presidente do CONSEA-MG); Beatriz Morais de Sá (Coordenadora do  CTSANS), Márcio Eli (Governo); Mila Magalhães (Planejamento e Gestão); José Luiz de Lima (Fazenda); Carlos Alberto (Saúde);  Cássio Ferreira Soares (Desenvolvimento Social); Gustavo Garcia (Trabalho e Emprego); Maria Lisboa (Educação); Vicente Gamarano (Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior);  Adriano Magalhães (Meio Ambiente)
Felippe Ferreira de Mello (Sedru); Edmar Gadelha (Agricultura); Ronaldo Figueiredo Lages (Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas); Wander Borges (Regularização Fundiária); Jacqueline Junqueira (Secretaria Executiva do CTSANS).    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª