'Hortas escolares' são incentivadas em Araxá, MG
Do G1 Triângulo Mineiro

Plantação de horta é incentivada nas escolas
(Foto: Reprodução/ Tv Integração)
(Foto: Reprodução/ Tv Integração)
Universitários do primeiro período do curso de agronomia de uma instituição particular de Araxá, no Alto Paranaíba, saem da sala de aula para terem contato direto com a terra. O projeto “Hortas escolares” já foi implantado em cinco instituições da cidade e também de Perdizes e Ibiá, ambas no Alto Paranaíba. O projeto envolve cerca de dois mil alunos da rede pública da cidade.
Além de enriquecer a merenda, a atividade transforma pequenos espaços em locais de aprendizado para todas as idades. O resultado da mudança de hábito reflete na saúde dos alunos.
“Aprendendo desde cedo a plantar os próprios alimentos, as crianças tomam gosto e aprendem, inclusive, a comer verduras e legumes”, explicou a supervisora pedagógica Renata das Graças Batista.
O estudante de agronomia Rafael Augusto Machado se sente em casa. Ele ensina peculiaridades das plantas. “A terra fofa e a muda sadia são suficientes para a natureza fazer a parte dela. Um maracujá, por exemplo, demora cerca de quatro meses para produzir”, orientou.
Em uma creche de Araxá a horta é cercada por brinquedos. Nos espaços verdes, as crianças aprendem lições sobre a agricultura e sobre como mudar realidades no ambiente escolar.
“Antes o espaço era todo coberto por mato e agora é uma área produtiva”, disse a diretora Carmem Helena Chaves Dourão.
Em média, são 13 culturas em cada horta. Entre as plantações estão rabanete, cenoura e alface.
“Cada instituição planta de acordo com o espaço que tem. Normalmente, cada uma oferece mais de 10 opções”, disse o estudante Diego Santos Rezende.
Para o coordenador do curso de agronomia, José Carlos da Silva, a atividade serve de lição para pessoas que têm pouco espaço até mesmo em casa. “Basta adequar o espaço”, comentou.
Além de enriquecer a merenda, a atividade transforma pequenos espaços em locais de aprendizado para todas as idades. O resultado da mudança de hábito reflete na saúde dos alunos.
“Aprendendo desde cedo a plantar os próprios alimentos, as crianças tomam gosto e aprendem, inclusive, a comer verduras e legumes”, explicou a supervisora pedagógica Renata das Graças Batista.
O estudante de agronomia Rafael Augusto Machado se sente em casa. Ele ensina peculiaridades das plantas. “A terra fofa e a muda sadia são suficientes para a natureza fazer a parte dela. Um maracujá, por exemplo, demora cerca de quatro meses para produzir”, orientou.
Em uma creche de Araxá a horta é cercada por brinquedos. Nos espaços verdes, as crianças aprendem lições sobre a agricultura e sobre como mudar realidades no ambiente escolar.
“Antes o espaço era todo coberto por mato e agora é uma área produtiva”, disse a diretora Carmem Helena Chaves Dourão.
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“Cada instituição planta de acordo com o espaço que tem. Normalmente, cada uma oferece mais de 10 opções”, disse o estudante Diego Santos Rezende.
Para o coordenador do curso de agronomia, José Carlos da Silva, a atividade serve de lição para pessoas que têm pouco espaço até mesmo em casa. “Basta adequar o espaço”, comentou.
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