Pular para o conteúdo principal

22 anos de luta em prol da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Minas Gerais

O Consea-MG...


Nasceu em 23 de março de 1999, desejado e gestado pela sociedade civil organizada, com a mesma intensidade do brilho do sol do outono a irradiar as minas e as gerais com a esperança de unir a população para a superação da desigualdade, miséria e fome.

Por isso realizou conferências para ouvir a população sobre ações para superação dos impedimentos de ter acesso ao alimento enquanto direito do ser humano e ter dignidade; criou as Comissões Regionais de San nas diversas regiões do Estado para estar próximo e ser espaço da população para se fazer ouvir.

Para anunciar a boa nova ao povo, visitou as regiões em caravanas mostrando a população que uma realidade com mais justiça social era possível, que era necessário construir uma política pública, onde o Estado cumpriria sua responsabilidade garantindo ações e programas para dar condições a uma alimentação saudável.

Percebeu-se que era viável a construção da política e sistema estadual de San, discutida a proposta na conferência estadual de San e nas audiências públicas realizadas para tornar público a vontade da população – ter uma política pública de estado, que constituiu diretrizes que acolheu a diversidade, a produção da agricultura familiar, a reforma agrária, os povos e comunidades tradicionais, as desigualdades sociais e regionais, sendo aprovada pelo o legislativo estadual.

Intermediou a instituição de mecanismos de realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e de políticas públicas afins como a criação do Instituto de Terras, para destinação das terras devolutas para reforma agrária; a criação das políticas em lei como a de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais; a de desenvolvimento rural  sustentável da agricultura familiar; da Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais e a aquisição de declaração de posse de terras devolutas e outras.

Na conjuntura adversa aos propósitos de sua finalidade resistiu com bravura na defesa do Consea-Nacional, articulando com os parlamentares mineiros a manutenção do conselho, enquanto componente do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan); realizou as conferências regionais de San sem financiamento público, em parceria com a sociedade civil; defendeu a Alimentação Escolar e a aquisição da agricultura familiar a ser garantida aos alunos mesmo em período de pandemia.

Hoje estamos comemorando 22 anos de Consea-MG, de muitas conquistas e de um legado deixado não só ao povo mineiro, mas aos brasileiros, primeiro Estado do Brasil a criar o Conselho, a política e o sistema de segurança alimentar e nutricional, antes mesmo do sistema nacional. Com a realização de 7 conferências estaduais de San e a entrega de 4 Planos Estaduais de San.

Gratidão a todos que direta ou indiretamente contribuíram para os processos de lutas e conquistas desses anos, em especial ao Dom Mauro Morelli, que nos presenteou com sua paciência pedagógica.

Nossa luta continua, resistimos a qualquer tipo de violação ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Dizemos “não” ao desmonte das políticas de San.

Minas verá que um (a) filho (a) não foge à luta!

Gestão biênio 2021/2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª