Pular para o conteúdo principal

PUBLICAÇÕES


MINAS GERAIS (Estado). Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG). Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, 2008/2011. Belo Horizonte/MG, 2008.

MINAS GERAIS (Estado). Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG). Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - Participação Cidadã, 2012/2015. Belo Horizonte/MG, 2012.


MINAS GERAIS (Estado). Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG). IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, 2018/2019. Belo Horizonte/MG, 2018.

       

 
MINAS GERAIS (Estado). Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CAISANS - MGV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, 2021/2023. Belo Horizonte/MG, 2021. 

Como criar Conselhos Municipais de SAN


CEARÁ (Estado). Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará. Manual de Orientação para Criação de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. Ceará, 2010.

Adesão ao SISAN

DISTRITO FEDERAL. Ministério do Desenvolvimetno Social e Combate à Fome. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Orientações para a Adesão dos Municípios ao SISAN. Brasília/DF, 2014.

DISTRITO FEDERAL. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Legislação Básica do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: Presidência da República, 2017.


MINAS GERAIS (Estado). Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais. Documento Base - SISAN. Belo Horizonte/MG, 2010.



ALMEIDA, Ana Patrícia Sampaio de;FROEHLICK, Elisângela; MENEZES; Marilda; RAMOS, Nerize Laurentino; TRICHES,Rozane Márcia. A Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para oPrograma de Alimentação Escolar em dois Municípios Brasileiros. 11p. 

BENATI, Raquel; PAULA, Flávia Anastáciode. Vida sem glúten (sobre) vivendo em comunidade. ACELBRA. Rio deJaneiro/RJ, 2011


DISTRITO FEDERAL. Ministério do Desenvolvimetno Social e Combate à Fome. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília/DF, 2012.

BORTOLETTO, Ana Paula; AMARAL, Laís; GOULART, Nathalia; et al. Alimentação Saudável nas Escolas - Guia para Municípios. In: Nathalia Goulart, organizadora. Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Edições Loyola. São Paulo/SP. 2014

COMITÊ DE SEGURANÇA ALIMENTAR MUNDIAL. Sessão (30.: 2004 : Roma, Itália). Diretrizes Voluntárias em apoio à realização progressiva do direito à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar nacional, Roma, 20-23 de setembro de 2004. Brasília: Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH), 2005. 

CONTI, Irio Luiz; SCHROEDER, Edni Oscar(Org.). Convivência com o Semiárido Brasileiro Autonomia e Protagonismo Social. IABS: Brasília, 2013.
CONTI, Irio Luiz; SCHROEDER, Edni Oscar(Org.). Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro. Textos eArtigos de Alunos(as) Participantes. IABS: Brasília, 2013.


COORDENAÇÃO NACIONAL DA CAMPANHA PERMANENTECONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA; Coordenação Estadual da Campanha PermanenteContra os Agrotóxicos e Pela Vida - BA; Núcleo de Estudos e Práticas emPolíticas Agrárias. Plantando o Amanhã: cartilha para trabalho de base.2012.



COSTA, Christiane. Alimentação, gênero e meio ambiente. 04p.                                                                                                       


DISTRITO FEDERAL. CONSEA Nacional, FianBrasil, Abrandh, ActionAid. Direito Humano à Alimentação Adequada – FaçaValer (Folder). Brasília/DF, 2011


DISTRITO FEDERAL. Ministério da Cidadania et al. Orientações e Marco Legal: Modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA-CI). Brasília/DF, 2019.

DISTRITO FEDERAL. Ministério da Saúde,Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília/DF, 2014.


DISTRITO FEDERAL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil : uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Org.: SANBUICHI, Regina Helena Rosa. Et al. Brasília: Ipea, 2017, 470p.


DISTRITO FEDERAL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística - IBGE. Censo Agropecuário 2017: Resultados Preliminares. Brasília/DF, 2017.

DISTRITO FEDERAL. Ministério da Saúde;Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica;Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília/DF, 2011

EPOCHMANN, Márcio. O mercado detrabalho reproduz a desigualdade. Por José Cristian Góes. IPEA. 08p


LONDRES, Flavia. Semente Crioula: cuidar, multiplicar e partilhar. AS-PTA. Porto União/SC, 2009.

LUZ, Luciana; SIMÕES, Rodrigo; AMARAL, Pedro. Economia e Rede Urbana do Centro-Oeste Mineiro. Belo Horizonte/MG, UFMG

MALUF, Renato. Alimentação, escola e agricultura familiar. 03p.

MALUF, Renato. Compras para a alimentação escolar e a promoção da agricultura familiar. 03p.


MATTEI, Lauro; WRIGHT, Sonia; BRANCO, Telma Castello. Colocando a Fome na Agenda Pública Brasileira: a ação do Estado, do Banco Mundial e das organizações não governamentais. 1997. 81-91p.


MINAS GERAIS (Estado). Assembleia Lesgislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Agricultura Familiar. Belo Horizonte/MG
MINAS GERAIS (Estado). EPAMIG, SEAPA, etal. Programa de Pesquisa Especial Agroecologia e Produção Orgânica. BeloHorizonte/MG, 2014

MINAS GERAIS (Estado). EPAMIG-DPPU. Hortaliças não convencionais. Belo Horizonte/MG, 2011
MINAS GERAIS (Estado). Ministério da Pesca e Agricultura. Pescado -Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem para a saúde -cartilha para a semana do peixe. Belo Horizonte/MG, 2011


MINAS GERAIS (Estado). Secretariada Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Governo Federal; SEBRAE. Cartilha de Acesso ao PRONAF: saiba como obter crédito para a agricultura familiar. Brasília/DF, 2011/2012

MORELLI, Mauro. Coma e beba para viver. 01p.


MORELLI, Mauro. Dia Mundial da Alimentação. Por Luciana Vidal – IGS/CEMAIS. 04p.


REDESAN, Rede Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional (Org.). Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional: experiências e aprendizados a partir de municípios. Porto Alegre/RS, 2007/2011

RIBEIRO, Silvia. Verdades ocultas sobre a nossa comida. La Jornada, Trad. Cepat. 2009. 02p.


RIGON, Silvia do Amaral. Et Al. Soberania e Segurança Alimentar na Construção da Agroecologia: Sistematização de Experiências. Grupo de Trabalho em Soberania e Segurança Alimentar da Articulação Nacional de Agroecologia - GT SSA/ANA. 1.ed. Rio de Janeiro: FASE,2010.


SANS, Fórum Brasileiro. A terceirização da comida. 05p


SEGALL-CORRÊA, Ana Maria; MARIN-LEON,Letícia. A Segurança Alimentar no Brasil: Proposição e Usos da Escala Brasileira de Medida da Insegurança Alimentar. EBIA, de 2003 a 2009

UNIFESP, Centro Colaborador de Alimentaçãoe Nutrição Escolar. Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. 2010.


VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedesde (Org.) et al. Manual Orientação para a Alimentação Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. 2. Ed. Brasília: PNAE: CECANE-SC, 2012.
VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedesde (Org.) et al. Manual Orientação sobre a alimentação escolar para pessoas com Diabetes, Hipertensão, Doença Celíaca, Fenilcetonúria e Intolerância à Lactose. 2. Ed. Brasília: PNAE: CECANE-SC, 2012.

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedesde (Org.) et al. O Papel do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2. ed. Brasília: PNAE: CECANE-SC, 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e