Pular para o conteúdo principal

Plenária Eletivas das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional


O CONSEA-MG é organizado no estado por Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). Constituídas por 2/3 da sociedade civil e 1/3 do poder público, as Comissões são espaços onde a sociedade civil organizada e o poder público se reúnem para avaliar os desafios, trocar experiências, discutir e apontar soluções para o aprimoramento dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional desenvolvidos na região.

 A CRSANS é o braço regional do Conselho, onde a sociedade civil deve atuar e se organizar para levar as demandas regionais para o estado e exercer o papel de mobilizadora permanente pela segurança alimentar e nutricional.

Neste sentido, convidamos todas as entidades e organizações envolvidas a se juntarem ao Consea- MG, para alcançarmos um processo de escolha amplo, democrático, participativo e que certamente, resultará na escola de membros da coordenação colegiada atuantes e engajados na busca pela garantia do direito humano à alimentação adequada, a segurança e soberania alimentar e nutricional em conjunto com os conselheiros(as) do Consea- MG.

O (as) Conselheiros (as) dos territórios e representantes da coordenação colegiada trabalham conjuntamente, articulando junto às entidades e organizações da sociedade civil e aos órgãos públicos dos municípios com o objetivo de garantir um processo amplo, participativo e democrático.

O convite deverá se estender à participação de diversas entidades, organizações, juventude, populações indígenas, quilombolas, agricultores e agricultoras, profissionais da saúde, profissionais da assistência social, defensores dos direitos humanos, movimentos, coletivos, militantes, ativistas, pesquisadores, estudantes e toda a diversidade, que lutam pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e pela Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS).

Importante buscar parcerias com as diretorias regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Superintendências Regionais de Ensino, Regionais de Saúde, escritórios locais da Emater.

Nos meses de fevereiro e março realizaremos 14 plenárias regionais nos territórios listados abaixo, para discutir temas da segurança alimentar e nutricional e eleger a coordenação colegiada das CRSANS.

 Alto Jequitinhonha/ Baixo e Médio Jequitinhonha/ Caparaó/ Mata/ Mucuri/ Noroeste/ Norte/ Oeste/Rio Doce /Sudoeste/ Triângulo Norte/ Triângulo Sul/ Vale do Aço e Vertentes

A participação na plenária é aberta e quanto mais pessoas mobilizadas melhor. Para participar deste momento os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição que estará disponível com os(as) conselheiros (as) territoriais. Encontre em qual território seu município está inserido e entre em contato com os conselheiros (as), conforme listagem abaixo.

Devido ao momento atual, as plenárias acontecerão de maneira virtual, sendo divulgado o link de acesso aos participantes inscritos.

     Como se dá a eleição: Deverão ser escolhidos nove membros para compor a coordenação colegiada, sendo seis representantes da sociedade civil e três representantes do governo (municipal ou estadual).

A coordenação colegiada eleita indicará dentre os membros um representante titular e um suplente da sociedade civil para integrar a Comissão Permanente de Representantes das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional. Para participar da plenária da Crsans os interessados deverão se organizar da seguinte maneira:

I - Os representantes da sociedade civil serão indicados pelas entidades da sociedade civil com políticas de SAN reconhecidas.

II - Os representantes do poder público (municipal ou estadual) serão indicados pelo gestor e deverão ser vinculados à política pública de SAN.

a.             Os membros da Coordenação Colegiada terão mandato de dois anos permitida uma recondução por igual período. Os atuais membros poderão se candidatar novamente desde que respeite o tempo de mandato.

 

Para facilitar o entendimento do Processo de Recomposição da Coordenação Colegiada 2021, listamos um conjunto de perguntas e respostas. Caso você ainda encontre alguma dúvida, poderá encaminhar para o e-mail: consea@consea.mg.gov.br

 

O que representa este processo de recomposição?

O processo de recomposição da coordenação colegiada dos 17 territórios se faz necessário para garantir a divisão territorial do Consea e sua respectiva composição.


Como mobilizar as entidades para participar do processo eletivo da coordenação colegiada?

Importante envolver coletivos e poder público por meio de mobilização e divulgação do processo eletivo, repassando informações sobre a atuação da coordenação colegiada representante de cada território na discussão das políticas públicas de Sans.

Quantas vagas cada município terá para poder participar do processo eletivo?

O município não tem número máximo de representantes para participar desse processo eletivo. Importante ressaltar que o município deve mobilizar e indicar representantes do poder público e da sociedade civil ligados à temática de Segurança Alimentar e Nutricional.


Como efetivar a representação dos participantes?

Devido ao momento atual, as plenárias eletivas serão realizadas de forma virtual. Para receber informações sobre o acesso é extremamente importante que o município e as entidades/organizações preencham um questionário prévio, que será encaminhado para o e-mail do(a) conselheiro(a) territorial para divulgação. Importante ressaltar que os participantes da plenária eletiva serão indicados pelas entidades/organizações.


Quem poderá concorrer?

Pessoas interessadas e atuantes junto a algum coletivo/entidade vinculada à temática de SANs, e que tenha disponibilidade e determinação para o exercício das tarefas do Conselho.


Quais são os critérios de votação?

Os responsáveis pela realização do processo eletivo vão conduzir todo o momento da eleição. Pessoas presentes irão se manifestar quanto ao interesse em compor a coordenação colegiada e, havendo mais indicações que o número de vagas, será disponibilizado um momento para que os candidatos se apresentem e justifiquem seu interesse antes da votação.

A composição colegiada é formada por quantos membros?

A coordenação colegiada possui nove vagas, sendo seis para membros da sociedade civil e três para representantes do poder público.


Os municípios que têm Consea Municipal indicarão quantos representantes?

Os municípios que possuem Consea Municipal indicarão para concorrer ao processo eletivo, um membro da sociedade civil e um membro do poder público.


Os municípios que têm Consea Municipal poderão participar somente com os representantes do Conselho?

Não, o Consea Municipal indicará dois representantes para participar do processo eletivo. Não há impedimento que entidades/organizações interessadas e vinculadas à temática de SANS participem, devendo indicar pessoas com disponibilidade para contribuir.


A partir da composição da coordenação colegiada, como será escolhido o membro da sociedade civil para representar o território no plenário do Conselho?

Após a eleição dos nove membros (três do poder público e seis da sociedade civil) essa nova coordenação colegiada irá indicar entre os seis membros da sociedade civil, a pessoa que irá representar a coordenação no plenário do Conselho.  Juntamente com o conselheiro(a) territorial apresentará as demandas e informações sobre a política de SANS executadas e realizadas no território de sua responsabilidade.


Os representantes da coordenação colegiada terão direito a voto e voz no plenário do Conselho?

O coordenador eleito da sociedade civil de cada território irá participar do plenário do Conselho apenas com direito a voz, apresentando informações e demandas vindas dos territórios quanto à política de SANS.


Os 17 representantes da coordenação colegiada comporão a mesa diretiva?

Não, na primeira reunião ordinária do Conselho, após a nova composição das coordenações colegiadas, será indicada uma única pessoa da sociedade civil dentre os 17 territórios como coordenadora da comissão permanente de representantes das coordenações colegiadas. Esse(a) coordenador(a) irá compor a mesa diretiva do Consea-MG.


Se eu participar como conselheiro territorial, posso compor a coordenação colegiada?

Não há impedimento para que pessoas interessadas e indicadas pelas entidades/organizações com representação estadual e territorial participem de ambos os processos. Porém, ressaltamos a importância de garantirmos uma maior diversidade na composição do Conselho, visando enriquecer as discussões da política de SANS.

OBS: consulte aqui a listagem dos conselheiros (as) Territoriais e dos representantes das coordenações colegiadas até o momento.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª