O quinteto fantástico do Youth 20
Daniela,Guilherme, Leandro,Mahryan e Philippe,
entre centenas de jovens esses cinco foram
selecionados a compor a delegação do Youth 20
Brasil.
Philippe Diogo Alves da Silva:
"O Y20 representa a voz e a ação das juventudes
brasileiras na luta contra a fome, a pobreza e a
desigualdade. Como parte da Delegação do Brasil
no Y20, nosso compromisso é amplificar soluções
inovadoras e políticas inclusivas para garantir a
dignidade e o bem-estar de todos os brasileiros,
especialmente os mais vulneráveis, construindo um
futuro mais justo e igualitário para as gerações
presentes e futuras.
Confira mais sobre eles: https://links.g20.org/3yPWNgD
Dez anos de progresso: Estratégias para comunidades tradicionais
No dia 19 de abril, o Consea-MG participou da comemoração de 35 anos do CAA, organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, realizou-se algumas incidências junto às deputadas e deputados para buscar apoio à realização da audiência em prol dos Povos e das Comunidades Tradicionais, organizada pela Comissão Permanente de Povos e Comunidade Tradicionais (CPPCT/CONSEA).
No dia 06 de junho, foi realizada a audiência pública supracitada para “Debater as políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais e os 10 anos de aprovação da Lei Estadual nº 21.147/2014”. O evento contou com a participação da Frente dos Direitos Humanos (Deputada Andreia de Jesus), o Ministério Público Federal (Dr. Edmundo Dias), a Defensoria Pública (Dr. Ana Claúdia Alexandre), Ministério Público Estadual (Jonas), Unimontes (Felisa Cançado Anaya), UFMG (prof. Aderval Aderval Costa Filho), CE-PCTS (Mãe Neli), CPPCT/CONSEA (Baba Edilson de Rezende Costa), SEAPA (Pedro D'Angelo Ribeiro), SEDESE (Mariana Ferreira Bicalho).
Cinco tendências em destaque para monitoramento
Dentre as atuações do Consea-MG, neste primeiro semestre de 2024, destaca-se o trabalho de excelência realizado pelo GT de Monitoramento, composto pelas conselheiras Nadja Teixeira Magalhães Soares e Helena Maria Gomes Murta e o convidado Márcio Carneiro dos Reis. A partir das discussões realizadas, foram identificadas cinco tendências para construção metodológica do monitoramento de responsabilidade do Consea-MG. Para apontar os elementos de interesse, visando a construção dos indicadores a serem monitorados, a cinco tendências são:
1) Piora da qualidade ambiental;
2) Tendência relacionada com hábitos alimentares;
3) Piora nas condições de acesso aos alimentos;
4) Esvaziamento da política e comprometimento da democracia;
5) Enfraquecimento das redes de solidariedade.
Cinco tendências em destaque para monitoramento A partir do debate realizado em plenária, a síntese metodológica resultante será objeto de discussão ampla com gestores públicos, movimentos sociais e acadêmicos, para concluir a nova metodologia a ser utilizada pela Caisans-MG, na elaboração dos relatórios de monitoramento. Frente as incidências realizadas pelo CONSEA-MG e Secretaria Executiva, foi possível ampliar o orçamento do Conselho para o ano de 2024. Além do recurso do governo estadual, via SEDESE, para realização das plenárias, foram obtidos 100 mil reais de emenda parlamentar do Deputado Betão e 300 mil reais da Comissão de Participação Popular. Com o recurso obtido, serão possíveis: a compra de 5 computadores; a realização de um seminário para consolidação da nova metodologia de monitoramento; a realização de cursos de formação das entidades que participação do Consea e das CRSANS nos 17 territórios; apoio para o trabalho das CRSANS. Foi realizada pelo GT de Seleção do Biênio 2025/2026, que já disponibilizou o edital de seleção, o formulário e o requerimento de inscrição, para as entidades que estiverem interessadas em concorrer a uma vaga no Consea-MG.
Todas as informações foram disponibilizadas no blog do Consea, a partir do link https://conseaminas.blogspot.com/2024/06/processo-de-selecaobienio-2025-2026.htm
Encontro Nacional do CONSEA: Debates sobre Crise Climática, Segurança Alimentar e Resultados da Pesquisa PNAD 2023
No segundo dia (08/05), foi realizada reunião das Comissões Permanentes e Comissão de Presidentes dos Conseas Estaduais (CPCE). No início a reunião da CPCE foi feita junto com a CP1, na qual foi feita discussão sobre o SISAN, com apresentação da CAISAN Nacional. Posteriormente, a CPCE se reunião com a secretária Valéria Burity e com a presidenta da CONSEA Nacional Betta Recine, quando foi debatido a iniciativa da CPCE de se tornar um Forum, de forma a fortalecer o Sisan e a CPCE aumentar sua atuação pautando as discussões e políticas pública de SAN em mais frentes. Conhecendo conceitos, o cenário da crise climática e os sistemas alimentares: Mercedes Bustamante, Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília (UnB) O enfrentamento da crise climática e as falsas soluções: Maureen Santos – FASE Política Nacional sobre Mudança do Clima: Plano Clima 2024-2035 – Ana Toni, Secretaria Nacional de Mudança do Clima, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Plano Clima Adaptação - Segurança Alimentar e Nutricional – Lilian Rahal – Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional –SESAN-MDS Plano Clima Adaptação: Agricultura - Gustavo Goretti - Coordenador Geral de Irrigação e Conservação de solo e Água, Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo – SDI, Ministério da Agricultura e Pecuária Na parte da tarde houve duas mesas de debates. A primeira teve como tema “Mudança do clima: visões e perspectivas a partir dos sujeitos de direito e territórios”, tendo como abordagem Visões, perspectivas e soluções dos movimentos dos atingidos pelas energias renováveis Adailma Ezequiel Pereira - AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia - Polo do Borborema-PB Rede por Adaptação Antiracista: Thaynah Gutierrez A segunda mesa focou na “Apresentação dos resultados da EBIA - Pesquisa Nacional por Amostra dos Domicílios Contínua (PNAD): Segurança Alimentar e Nutricional 2023”. O debate foi realização com apresentação da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome – SECF/MDS e comentários dos pesquisadores da Rede PENSSAN.
Clique no link abaixo correspondente ao equipamento do seu município ou estado para responder o questionário de mapeamento. Cada equipamento deverá ser respondido separadamente.
O prazo para envio das respostas é até o dia 28 de julho de 2024!
Encaminhe para os seus contatos que atuam diretamente com esses equipamentos.
Acesso aos questionários:
Banco de Alimentos – https://forms.gle/7h5HTPK7zySkRNXW6
Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar – https://forms.gle/TpwZd452wxRf8ZwRA
Cozinha Comunitária – https://forms.gle/xUw58YVqG4CSHUx76
Cozinha Escola – https://forms.gle/QNENMU1gfXx4fJjz7
Restaurante Popular – https://forms.gle/mpsWGgpcfQyXxhcdA
Em breve os links estarão disponíveis também no site do MDS.
Sua participação é fundamental para o sucesso dessa pesquisa!
AGENDA
Comentários