Pular para o conteúdo principal

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei. 
Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e se posicionando totalmente contrário a essa decisão, uma vez que somos um conselho intersetorial, que presa pela construção coletiva e diálogo em todas as instâncias (movimento social, político e governamental). 
Entendemos que estar em uma secretaria com pauta específica é enfraquecer a participação social e todo o seu caráter de articulação junto aos movimentos. Importante ressaltar que a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sans) não deve restringir sua vinculação a uma pasta de natureza temática, em especial, uma pasta ligada aos interesses do agronegócio, pois seu escopo de atuação é mais amplo, o que significa dizer que a política de Sans têm contribuições sob várias perspectivas: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Agricultura, Meio Ambiente, entre outras temáticas.
Destacamos que tal medida trará muitos transtornos e impactos negativos ao funcionamento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Minas Gerais, com várias agendas e processos preparatórios já em curso junto aos territórios. Estamos em ano de conferência estadual e nacional e, para isso, são realizadas conferências regionais nos 17 territórios que compõem o CONSEA no estado, o que será extremamente prejudicado com a mudança repentina de secretaria.
O referido PL não prevê uma estrutura definida dentro da SEAPA, com perda de cargos técnicos e administrativos e a própria estrutura para o funcionamento. Entre as perdas, destacamos a redução dos cargos do CONSEA MG, conquistados em anos anteriores com muita luta, de 15 para 3 e 1 gratificação. Além do Projeto de Lei extinguir a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional na SEDESE, que atualmente conta com 4 servidoras, não prevendo nenhuma outra estrutura de mesma natureza executiva na SEAPA específica a projetos e ações de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
Nós, enquanto conselheiros e conselheiras do CONSEA MG, representantes de organizações e movimentos sociais, estamos em diálogo com as secretarias governamentais e parlamentares, a fim de alterar a proposta no sentido de manter o conselho na SEDESE. Para isso, contamos com o apoio dos movimentos e organizações da sociedade civil e de parlamentares comprometidos com o direito humano à alimentação adequada e as políticas públicas que garantem soberania e segurança alimentar e nutricional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª