16 de Maio - Dia mundial da conscientização sobre a Doença Celíaca
Alimentação como tratamento e as dificuldades da Doença Celíaca: informação é o primeiro passo
Alimentação totalmente isenta de glúten é o principal tratamento para a Doença Celíaca, que também inclui exames periódicos, acompanhamento médico, nutricional e psicológico.
O paciente celíaco encontra dificuldades desde a identificação da Doença e diagnóstico até o controle da dieta e acompanhamento médico assertivo. Infelizmente, a condição ainda não é bem conhecida pela população no geral e até mesmo, muitas vezes, negligenciada por parte da comunidade médica e da área da saúde, o que pode levar a sérios prejuízos à saúde deste paciente.
No mês de maio, a campanha MAIO VERDE procura informar sobre este universo. Convido a celíaca Silvia Espeschit para participar desta reflexão:
"O mês de Maio é aquele momento em que unimos nossas vozes para chamar atenção para a Doença Celíaca.
Ainda assim, faço questão de, pessoalmente, ser uma multiplicadora de informações sobre essa condição em todos os meses do ano.
Acredito muito no poder da difusão de conhecimento sobre doença celíaca, especialmente para que mais pessoas consigam ter seu diagnóstico. Além de melhorar a qualidade de vida de cada um, acredito que, em maior número, teremos também maior representatividade para lidar com diversas questões do dia-a-dia do celíaco: maior inclusão para conseguirmos nos alimentar com segurança fora de casa, mais marcas produzindo produtos seguros e, principalmente, mais força para lutarmos por projetos e leis que favoreçam os celíacos e garantam assim direitos básicos, como a alimentação segura." -
Sílvia Espeschit.
Como se informar corretamente?
Temos associações, páginas e até podcast sobre a condição:
Instagram:
@acelbramg (associação dos Celíacos de MG)
@fernandovaleriomedico (informações médicas sobre a DC)
@naocontemglutendoc (podcast)
Sites
acelbramg.com.br
Fenacelbra.com.br
Carolina Karam - Conselheira Consea MG pela Associação de Celíacos do Brasil Seção Minas Gerais (Acelbra MG)
Comentários