No ano de 2021, o segundo semestre ficou marcado pelo processo de mobilização entre as Comissões Regionais e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais. A luta por comida de verdade no campo e na cidade se encontra no sentimento de diversos movimentos sociais e prefeituras que se encontram no objetivo comum de "esperançar".
As oficinas regionais ocorreram nas mais diversas modalidades, seja por intermédio de videoconferências ou atividades presenciais em dezenas de municípios pólos. As oficinas regionais presenciais garantiram toda a segurança sanitária necessária e o deslocamento custeado através de recursos públicos. Um direito garantido constitucionalmente e previsto no orçamento do CONSEA-MG.
O diálogo sobre a exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada e a importância do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional tem gerado profundas reflexões e além do tema central das oficinas, irão compor o plano de lutas das CRSANS para 2022. A mobilização das oficinas regionais contou com a presença de centenas de pessoas.
Como espelho desse “esperançar”, as fotografias simbolizam os últimos encontros, como exemplo, de que ainda existe muito para se fazer. Sabendo do longo percurso e dos desafios não paramos nos últimos anos enquanto instância de controle social e não iremos parar até que a Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional seja um direito para toda a população.
Comentários